Logo IFRJ

Volume 2

Idealizada e organizada pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), a coleção Cadernos Prograd IFRJ tem o objetivo de criar um novo canal de comunicação acadêmica e abordar os temas de maior relevância no que diz respeito ao ensino de graduação.

Neste segundo volume da coleção, o ponto central são as experiências vivenciadas por estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/IFRJ). Criado pela Capes, o Pibid é uma iniciativa que visa apoiar os licenciandos na iniciação à docência, fortalecendo sua formação para o trabalho em escolas públicas.

Nesta publicação, são apresentados relatos de experiência que aproximam a teoria à prática contextualizada e fundamentada em um aporte teórico. As situações reais aqui relatadas pelos autores são pertinentes à formação de professores para a Educação Básica, à articulação entre teoria e prática, à qualidade do ensino, à permanência e ao êxito dos estudantes, bem como ao desenvolvimento do ensino voltado a Licenciaturas no IFRJ.

Que esta coleção, contemplando diferentes e possíveis leituras no campo da graduação, estimule seus leitores a, do ponto de vista crítico e reflexivo, debater amplamente questões essenciais à vida acadêmica!

Boa leitura !

Cadernos Prograd_Volume2_Relatos de Experiências do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid_IFRJ

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS