REARI/UTRECHT 2023 - Mobilidade Internacional para estudantes de Graduação

O IFRJ está oferecendo vagas de mobilidade internacional para estudantes de graduação. Este ano participam da iniciativa: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF),  Colégio Pedro II (CPII) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

As inscrições vão até o dia 17 de março de 2023. O Programa visa possibilitar aos estudantes a oportunidade de mobilidade internacional, por um semestre, em instituições de ensino superior que participam desta edição do programa. Os estudantes estarão isentos do pagamento de mensalidades, conforme acordo de cooperação celebrado. O IFRJ participa da iniciativa desde 2020, tendo ao todo nove estudantes que foram contemplados, participando do programa em países como Espanha, França, Portugal, Noruega e Alemanha.

Rodrigo Lemos, coordenador-geral de Relações Internacionais, destaca que a Reitoria do Instituto Federal do Rio de Janeiro não mede esforços para que os estudantes recebam uma bolsa-auxílio para custear despesas como passagens, alimentação, seguro saúde e alojamento. "Achamos muito importante a iniciativa de auxiliar os estudantes com uma bolsa para custear as despesas. Acompanhando de perto os últimos processos, tenho a dimensão do impacto dessa bolsa, pois sem ela a maioria dos nossos estudantes não poderia fazer a mobilidade acadêmica internacional", ressaltou Rodrigo.

Todos os estudantes interessados devem ler o edital e as informações específicas do IFRJ com atenção, para ver se atendem a todos os critérios, além de baixar os modelos anexos que serão utilizados no ato da inscrição.

Todos os documentos referentes ao edital estão disponíveis em https://portal.ifrj.edu.br/editais/mobilidade-internacional, assim como o formulário de inscrição.

Dúvidas e outras informações devem ser direcionadas ao e-mail internacional@ifrj.edu.br, com assunto "REARI-UTRECHT", aos cuidados de Rodrigo Lemos, coordenador-geral de Relações Internacionais.