Regimento da Incubadora do campus São João de Meriti é aprovado pelo CAPOG

O regimento da incubadora do Campus São João de Meriti foi aprovado por unanimidade, no dia 10/05/2021, na reunião ordinária do Conselho Acadêmico de Pesquisa, inovação e Pós-Graduação (CAPOG), onde foi tema de pauta.

A defesa do projeto da incubadora junto aos conselheiros do CAPOG foi realizada pelo professor Flávio Henriques, Presidente do Grupo de Trabalho (GT) da Incubadora, que fez uma apresentação destacando os principais pontos da proposta e os ganhos potenciais para os discentes, servidores, para o IFRJ e para o município de São João de Meriti. Após a apresentação, os conselheiros fizeram suas colocações e esclareceram suas dúvidas junto ao presidente do GT.

Estiveram também presentes na reunião o diretor de Ensino do Campus São João de Meriti, Luiz Alberto Chaves Júnior, e o vice-presidente do GT da Incubadora e coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Campus São João de Meriti, professor Marcel Alvaro de Amorim.

"A apreciação da proposta pelo CAPOG foi, sem dúvida, um momento de grande importância para a história de nosso campus, pois é o primeiro projeto de incubadora do IFRJ a ser apreciado por diversos órgãos e colegiados institucionais, como o próprio GT que elaborou e discutiu a documentação, o CoCam, a Agência de Inovação e o CAPOG, o que reforça e legitima a qualidade do trabalho realizado pelo GT da Incubadora. Com essa importante aprovação, mesmo em um cenário tão desafiador como o que estamos vivendo, a incubadora do Campus São João de Meriti fica cada vez mais próxima de se tornar uma realidade", destacou o professor Flávio Henriques.

"A construção do Regimento da Incubadora nos oportunizou a compreensão de uma proposta outra, capaz de ampliar os espaços formativos de nossos estudantes que desejam também assumir ações empreendedoras em sua trajetória curricular. Considerando os arranjos produtivos locais, o Campus São João de Meriti se inscreve enquanto lugar potencializador do desenvolvimento de pequenas empresas, auxiliando-as a ultrapassar barreiras iniciais que impedem seu crescimento e a produzir eficientemente seus produtos", declarou o diretor de Ensino do campus, Luiz Alberto Chaves Júnior.

Já o coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do campus pontuou acreditar que a incubadora pode trazer grandes contribuições para o município de São João de Meriti e arredores, assim como para o próprio IFRJ, fortalecendo transversalmente práticas de ensino e pesquisa. "A incubadora é mais um passo pela ampliação da Inovação no Campus São João de Meriti, que já apresenta práticas de pesquisa e cursos de pós-graduação bem estabelecidos", enfatizou o professor Marcel.

Para o diretor-geral do campus, professor Rodney Albuquerque, esse é um passo importante: "Estamos animados com a expectativa para a reunião do Conselho Superior, pois essa incubadora será um ativo estratégico de nosso campus e trará oportunidades. Aproveito para agradecer a todos e todas que nos ajudaram a chegar até aqui, inclusive aos GT, Coordenação Geral de Prospecção e Empreendedorismo da PROPPI, colegiado e conselhos", destacou o diretor-geral.

Com a aprovação no CAPOG, o regimento da incubadora do campus São João de Meriti segue para apreciação do Conselho Superior (CONSUP), órgão máximo dentro do Instituto Federal do Rio de Janeiro, de caráter consultivo e deliberativo. Presidido pelo reitor, o CONSUP conta com representantes dos docentes, discentes, servidores técnico-administrativos, egressos, representantes da sociedade civil, do Ministério da Educação e dos diretores-gerais dos campi.