Reitor e pró-reitores participam de agenda em Brasília

Igor, Rafael e Rodney posam de pé para a foto

Rafael Almada esteve em reunião mensal do Conif e pró-reitores em fóruns

O reitor do IFRJ, Rafael Almada, esteve em agenda de reunião com os demais reitores dos Institutos Federais do país na reunião mensal do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), entre os dias 03 a 05 de julho, em Brasília/DF.

O reitor Rafael Almada foi acompanhado pelo pró-reitor de Planejamento e Administração, Igor Valpassos, em agenda com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), na qual discutiram questões orçamentárias importantes para a execução e manutenção dos projetos de médio e longo prazo do IFRJ, como: obras, projetos novos, aquisição de equipamentos de informática, dentre outras ações. Ambos estiveram, também, na plenária do Conif durante as discussões sobre o orçamento. “Em nossa avaliação, essa agenda foi de extrema importância para ações futuras do IFRJ”, afirmou o pró-reitor.

Fóruns – Os pró-reitores do IFRJ Cristiane Henriques de Oliveira (Extensão), Igor Valpassos (Planejamento e Administração) e Rodney Albuquerque (Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação) também estiveram em Brasília para participarem dos fóruns de Pró-Reitores de Extensão (Forproex), de Planejamento (Forplan) e de Pró-Reitores de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Forpog), respectivamente. Além da participação no Forpog, Rodney Albuquerque também esteve no Ministério do Meio Ambiente em reunião de trabalho sobre o Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado.

Participantes do Forproext

Cristiane Henriques de Oliveira relacionou os destaques da discussão no Forproex: curricularização da extensão, que já vem ocorrendo em muitas universidades; inovação social como forma de resolver problemas através das experiências e conhecimento construídos na academia. “Também foram debatidas as diversidades, tendo como temática a discussão das culturas afro-brasileiras e indígenas nos espaços de educação, bem como pesquisas que sejam construídas com estas comunidades tradicionais, contando com a participação deles na construção dos projetos e na implementação de ações que tragam qualidade de vida e empoderamento para as comunidades indígenas e quilombolas. Essa última parte foi uma mesa de debates que foi muito bem comentada”, explicou a pró-reitora.

Igor Valpassos contou que, durante o Forplan, foram discutidos assuntos como a Matriz Orçamentária para o exercício 2019, o Sistema Integrado de Administração de Serviços (SIADS) e sua obrigatoriedade e compras compartilhadas e sustentáveis.

Câmara – Na quarta-feira (04/07) o reitor Rafael Almada aproveitou a ida à Brasília e fez agenda na câmara dos deputados para ações de diálogo com o Legislativo, visando ampliar ações de emendas parlamentares no ano de 2019.

Rafael na câmara