Reitor participa de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Pública

Foto: Renan Olaz / CMRJ

O reitor do IFRJ, Rafael Almada, compôs a mesa durante o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Pública, que aconteceu na noite de 18 de junho de 2019, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

A Frente Parlamentar tem o objetivo de realizar ações em defesa da educação pública em todos os seus níveis, com a compreensão de que a educação pública, gratuita e de qualidade é um patrimônio, direito de todos os brasileiros e brasileiras e uma ferramenta importante na superação das desigualdades sociais, além de um mecanismo de garantia de desenvolvimento para o país.

“A nossa ideia, ao lançar essa frente, é conversar com o público sobre a importância da defesa da educação pública nesse momento de tantos ataques a ela. Queremos ouvir o que todos têm a dizer”, explicou o vereador Reimont, presidente da Frente Parlamentar.

Foto: Renan Olaz / CMRJ

Rafael Almada afirmou que, neste momento, poder pensar em uma Frente Parlamentar em Defesa da Educação Pública é uma felicidade. “É essencial termos um olhar de fortalecimento da educação pública e consideramos essa frente muito importante porque a própria concepção dos Institutos Federais defende a interação com o município e com o estado, algo que temos buscado em nossos 15 campi, reconhecendo e complementando a educação dos níveis municipais e estadual”, destacou. O reitor explicou, ainda, um pouco mais sobre a realidade do IFRJ e falou sobre a capacidade de verticalização de ensino dos IFs, além do alcance da Rede Federal em locais mais distantes, democratizando o acesso ao estudo: “O principal objetivo da educação pública deve estar na transformação de vida de jovens, adultos, mulheres e homens”, completou.

Compuseram a mesa, ainda: o deputado estadual Waldeck Carneiro; Izabel Costa, membro da Coordenação Geral do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe/RJ); Julia Aguiar, diretora de Mulheres da União Nacional dos Estudantes (UNE); e Gisele Cittadino, professora de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Frente Parlamentar – A Frente Parlamentar em Defesa da Educação Pública foi instalada em 23 de maio de 2019 através da Resolução da Mesa Diretora nº 10075/2019. São integrantes da Frente: Átila A. Nunes, Babá, Cesar Maia, Dr. Gilberto, Dr. João Ricardo, Dr. Jorge Manaia, Dr. Marcos Paulo, Fernando William, Junior da Lucinha, Leonel Brizola, Luciana Novaes, Luiz Carlos Ramos Filho, Major Elitusalem, Marcelino D’Almeida, Marcelo Arar, Matheus Floriano, Paulo Pinheiro, Prof. Célio Lupparelli, Rafael Aloisio Freitas, Reimont, Renato Cinco, Renato Moura, Rosa Fernandes, Teresa Bergher, Vera Lins, Veronica Costa e Zico Bacana.