Reitoria aumenta os Auxílios do programa permanência do Programa de Assistência estudantil do IFRJ

A reitoria do IFRJ atualizou os valores mensais do Programa de Auxílio Permanência (PAP) do Programa de Assistência Estudantil (PAE) do IFRJ. A última atualização dos valores havia sido em 2015. Os novos limites estão com um reajuste de quase 50% e vão ampliar as condições de permanência dos estudantes do Instituto.

O novos limites de valores são:

• Moradia - de R$300,00 para R$ 443,15
  • Transporte - de R$ 250,00 para R$ 369,29
  • Alimentação - de R$ 250,00 para R$ 369,29
  • Didático - de R$ 300,00 para R$ 443,15

O reitor do IFRJ, Rafael Almada, assinou a Portaria IFRJ Nº 281/2023 e os valores reajustados já valem a partir do dia 01 de março de 2023. A novidade de 2023 é a publicação de um edital sistêmico, desenvolvido pela Pró-reitoria de Extensão (PROEX), que vai selecionar estudantes regularmente matriculados(as) e frequentes nos cursos oferecidos pelo IFRJ, presencial ou a distância, cuja renda familiar per capita seja de até 1 (um) salário mínimo e meio. Os novos valores dos auxílios já valerão para este edital, que sairá ainda nos próximos dias. O edital sistêmico traz novos valores e substitui os editais de cada campus.

"Esse aumento dos auxílios era necessário para ampliar as oportunidades dos nossos estudantes e vem em muito boa hora, somado às ações que estamos promovendo na Assistência Estudantil, promovendo equidade e transparência nos processos de concessão dos auxílios. Ganha o estudante e ganha o Instituto. É a reitoria trabalhando a cada dia pelo melhor do IFRJ", enfatizou o reitor Rafael Almada.

Os Auxílios financeiros do Programa de Auxílio permanência do Programa de Assistência estudantil do IFRJ serão pagos diretamente ao estudante, conforme regras estabelecidas no Edital Sistêmico e documentos pertinentes ao programa. Os recursos financeiros alocados para o edital são provenientes do orçamento anual destinado ao IFRJ e parte integrante do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

No novo edital continuarão os auxílios: transporte, moradia, alimentação e material didático. A novidade no material didático será a possibilidade de usar o recurso com a conectividade, tão necessária no período da pandemia. Além do mais, o processo será todo online e com redução dos prazos para atendimento aos estudantes.

Vale destacar que o Programa de Assistência Estudantil do IFRJ contempla os programas: Programa Auxílio Permanência, Programa de Bolsas e o Programa de atendimentos Especializados aos Estudantes. Cada Programa terá seus editais específicos para atendimento aos estudantes. O edital em questão é específico do Programa de Auxílio permanência do Programa de Assistência Estudantil do IFRJ, que tem como estratégia desenvolver ações que favoreçam a permanência dos (as) estudantes do IFRJ, em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os(as) estudantes de acordo com sua demanda, podem ser inseridos em uma ou mais das seguintes modalidades de auxílio.

Todas as etapas deste processo seletivo serão divulgadas em breve no Portal do IFRJ.