Logo IFRJ

Reitoria Investe em Inovação com o Programa de Aceleração de Investimento (PAI)

O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) dá passos sólidos rumo à modernização e fortalecimento de suas estruturas com o Programa de Aceleração de Investimento (PAI), implementado em 2023. Com foco nas áreas de arquitetura e engenharia, o PAI tem como objetivo otimizar ações de manutenção, desenvolver novos projetos e fortalecer suas unidades.

Uma das iniciativas notáveis do PAI é o diálogo direto nos campi, mapeando demandas de investimento em infraestrutura. Além disso, a Pró-reitoria de Planejamento e Administração (PROAD) realiza ações estratégicas para garantir que o PAI atenda às exigências de novos projetos. Um investimento significativo de mais de 300 mil reais foi direcionado para a aquisição de licenças de programação.

Essas licenças, aplicáveis a programas como Revit e AutoCAD, visam acelerar a execução de projetos, proporcionando maior agilidade e eficiência às equipes de arquitetura, engenharia e construção civil. A inovação introduzida pelo PAI visa aprimorar o ambiente de trabalho desses profissionais, permitindo uma produção mais rápida e eficaz.

A AEC Collection fornece softwares de CAD e BIM, incluindo o Revit, o Civil 3D e o AutoCAD, bem como um ambiente de dados comum com base na nuvem, permitindo que projetistas e engenheiros entreguem, com eficiência, projetos de construção e infraestrutura de alta qualidade.

Para o pró-reitor de Planejamento e Administração, Igor Valpassos, essa aquisição representa um avanço significativo. "Essas licenças vão garantir que nossos profissionais possam, no menor tempo possível, produzir novos projetos, gerando melhoria na qualidade do trabalho", afirmou. 

Júlio Page, diretor de Articulação Institucional, destaca a abrangência do PAI, envolvendo campi e a reitoria. Ele ressalta a importância do programa em compreender as dificuldades enfrentadas nas unidades, impactando positivamente o trabalho e o ensino. “A integração promovida pelo PAI é fundamental para o avanço da infraestrutura nas unidades do IFRJ”, disse.

Com novas ações planejadas, o PAI promete continuar inovando e fortalecendo a instituição. Acompanhe todas as atualizações e notícias relacionadas ao programa pelo site oficial e canais de comunicação do IFRJ.

Imagem: Freepik

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS