Reitoria realiza apresentação da nova gestão no campus Volta Redonda

Reitor fala ao microfone de pé ao lado dos outros integrantes da mesa solene

Solenidade reuniu representantes da Reitoria, novos diretores, servidores e alunos

O reitor do IFRJ, Rafael Almada, apresentou, no dia 19 de junho, às 10h, a nova gestão ao campus Volta Redonda e os objetivos e metas para os próximos anos. Participaram ainda da apresentação o pró-reitor de Planejamento e Administração (PROAD), Igor Valpassos, e o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Valorização de Pessoas e Sustentabilidade (PRODIN), José Arimatheá Oliveira. A solenidade também contou com a presença de representantes dos campi Engenheiro Paulo de Frontin, Pinheiral e Resende. Um dos principais aspectos que o reitor destacou foi a valorização da diversidade e a necessidade de o Instituto ser conhecido pela comunidade.

Rafael Almada frisou o papel da região Sul Fluminense, pelo fato de ser a primeira vez que ela é representada em cargo estratégico na Reitoria. O reitor disse acreditar na equipe pela disposição de fazer o diferente e tornar os diretores e a comunidade parceiros na mudança. “Conseguimos, nessa nova gestão, representar a diversidade na Reitoria. Eu tenho muito orgulho dessa gestão, pois representa a diversidade, seja territorial ou em suas formações, porque um complementa o outro. A diversidade existe para a gente avançar. É na divergência de opiniões que tomamos as melhores decisões”, falou.

O reitor afirmou a importância de pensar na integração dos campi, para avançar e crescer juntos. “Estou feliz por ter representante de Volta Redonda, Pinheiral, Arraial do Cabo, dos campi da Baixada Fluminense, pois é isso que representa o conceito que falamos a todo tempo, desde o ano passado, de pensar ‘IFRJuntos’, pensar integração, responsabilidade, transparência e respeito a sociedade. O IFRJ precisa cada vez mais dar resposta para a sociedade do seu papel estratégico na formação de homens e mulheres, jovens e adultos, dentro do nosso estado”, compartilhou.

O pró-reitor da PROAD, Igor Valpassos, destacou a importância de participar da apresentação e visualizar como todos estão empenhados em colocar o IFRJ em seu papel de destaque nacional e comentou, ainda, sobre o principal papel que o instituto possui: educar o cidadão. “Planejamento é a palavra que batemos sempre na tecla. Nesses primeiros dias de gestão, já temos resultados positivos, como o evento Células Empreendedoras, que foi um exemplo de trabalho conjunto, em equipe. Estamos à disposição para auxiliar nas demandas de estrutura e demais questões a serem melhoradas”, falou.

O pró-reitor da PRODIN, José Arimatheá Oliveira, comentou a respeito do desenvolvimento estratégico da instituição, o que é importante para o desenvolvimento da cidade e região. “O nosso desafio é incorporar a condição e responsabilidade de valorização de pessoas, o que é uma marca da nossa campanha. Também temos a responsabilidade de repensar a gestão de pessoas enquanto servidores do Instituto, envolvendo alunos, servidores e pessoas da comunidade que possuem contato conosco”, disse José Arimathéa.

O reitor pontuou, ainda, que os campi precisam dialogar e se integrar lado a lado, para que todos cresçam juntos e evoluam em todos os sentidos. “Quando propomos ao IFRJ uma estrutura de suas funções é para que um campus ajude o outro, colabore com o seu avanço. Os campi precisam olhar um para o outro, lado a lado, e a igualdade precisa ser uma força e um norte dentro do instituto. Contem comigo como parceiro e não tenham resistência em propor suas ideias, criticar e apresentar suas visões. É assim que tomamos as melhores decisões”, concluiu.

O diretor-geral da unidade, André Isnard, comentou sobre os objetivos da nova gestão, a qual visa humanizar o ensino, com o avanço na inovação. “Eu vejo a parte de inovação como uma vocação do instituto, mas que precisa ser mais explorada para obter mais resultados. Os projetos de Extensão são fundamentais para aumentar nossa visibilidade em relação à comunidade”, disse. André também pontuou que é necessário haver maior agilidade nos processos de trabalho, investir em sustentabilidade e valorizar mais os servidores.