Logo IFRJ

Relatório de impacto mundial co-produzido por docente do IFRJ

A ONU Mulheres Brasil, o Escritório no Brasil da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e a representação no Brasil da Fundação Friedrich Ebert (FES) promovem o lançamento do relatório “A dimensão de gênero no Big Push para a Sustentabilidade no Brasil: as mulheres no contexto da transformação social e ecológica da economia brasileira” nesta terça-feira (30/3). O evento acontece de forma totalmente on-line, no formato de Live, a partir das 14h pelo YouTube da ONU Mulheres Brasil.

A professora Maria Gabriela Podcameni, do IFRJ, Campus Rio de Janeiro, e a professora Margarita Olivera, UFRJ, são as autoras do relatório, que surge no intuito de mostrar que a inação frente à emergência climática tem impactado de modo diverso as mulheres, meninas e corpos fminizados. De acordo com o relatório, são elas as mais afetadas não só pelas mudanças climáticas,como pela discriminação que ainda sofrem em nível socioeconômico.  

A live terá um formato de bate-papo e pretende contribuir para um debate sobre políticas e medidas ligadas ao enfrentamento da mudança do clima, do ponto de vista da mitigação e da adaptação, que contribuam para alcançar a igualdade de gênero, com foco na divisão sexual do trabalho e na organização social do cuidado no Brasil.

O evento é aberto ao público, voltado principalmente para mulheres e homens jovens, com foco nas juventudes da periferia, afrodescendentes, grupos étnicos minoritários (indígenas, quilombolas, LGTBQI+).

Além das pesquisadoras e autoras do relatório, o evento contará com as presenças da cofundadora da Rede Brasileira de Mulheres na Energia Solar, Natália Chaves, da Oficial de Assuntos Econômicos da CEPAL-Brasil, Camila Gramkow, da ativista ambiental e representante do EngajaMundo, Darlly Tupinambá, e a jovem indígena da etnia Baré, Rayanne Máximo. A live terá a moderação da cientista social e youtuber, Nátaly Nery. Na programação, ainda depoimentos  da diretora regional da ONU Mulheres para as Américas e Caribe, Maria-Noel Vaeza.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS