Representantes do Fórum Interuniversitário de Cultura se reúnem no IFRJ

Representantes do Fórum Interuniversitário de Cultura (FIC) se reuniram no dia 06/12 (sexta-feira), na sala de reuniões da reitoria da Praça da Bandeira do IFRJ. O objetivo do encontro foi debater propostas para a área cultural no âmbito das instituições participantes do Fórum.

Camila Costa, diretora de Produção do Fórum de Ciência e Cultura do IFRJ, explicou que o FIC é um acordo de cooperação entre instituições de ensino superior e pesquisa do estado do Rio de Janeiro. “Ele começou em 2014 e tem por escopo fomentar ações na área da cultura entre essas instituições, criando uma rede interinstitucional de apoio e cooperação no ensino, pesquisa e extensão, mas com esse viés transversal da cultura. Acima de tudo, é uma iniciativa de fortalecimento dessa área dentro dessas universidades e institutos federais”, afirmou.

Julio Page, diretor de Extensão Comunitária e Tecnológica da Pró-Reitoria de Extensão do IFRJ, disse que o Instituto já participa do FIC há algum tempo e contou porquê realizar uma reunião do fórum no IFRJ é importante. “Recebermos as demais instituições co-irmãs é uma forma de fazer com que elas conheçam melhor o Instituto e as propostas para a área cultural, sobretudo neste momento em que estamos em processo de criação de um plano de cultura para o IFRJ. Com certeza, temos muito o que aprender e também o que contribuir sobre políticas culturais em rede com as instituições participantes do FIC”, assegurou.

O professor do curso de Bacharelado em Produção Cultural do IFRJ João Guerreiro é representante da Instituição no Fórum desde 2016. Ele contou um pouco do que já foi pela Instituição por meio dessa participação. “Fizemos uma mostra no ‘FestFIC 2017’, onde conseguimos fazer atividades descentralizadas em alguns campi e viemos atuando, junto com outras instituições, na formulação de uma política de cultura interinstitucional”, disse o docente, que destacou ainda a importância do Fórum: “É essa, de conseguir fazer uma articulação, uma troca, e fortalecer as atividades culturais, não apenas internas às instituições, mas também dos grupos que atuam junto com a gente, que têm nosso apoio, nossa assessoria e o nosso fomento”, afirmou.

Integram o Fórum Interuniversitário de Cultura: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Sckow (CEFET – RJ), Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Federal Fluminense (IFF), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Estadual da Zona Oeste (UEZO), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).