Logo IFRJ

Reta final da Olimpìada de Sociologia

O Campus Arraial do Cabo sediou, no dia 20 de maio, um dos locais regionais da segunda fase da Olimpíada de Sociologia. O evento reuniu equipes de diversas escolas do estado, promovendo um encontro de conhecimento e paixão pela sociologia.

A segunda fase da competição buscou estimular o interesse dos estudantes pelo estudo da sociedade e seus fenômenos, através de jogos didáticos. Durante as duas rodadas as equipes foram desafiadas com os jogos Lutas Simbólicas e Antropolojogo.

As equipes participantes demonstraram um alto nível de preparo e empenho, mostrando-se comprometidas em desenvolver suas habilidades analíticas e reflexivas. Estiveram presentes no Campus de Arraial do Cabo duas equipes provenientes do C. E. Nilo Peçanha, de Campos dos Goytacazes, e mais duas equipes oriundas da cidade do Rio de Janeiro, da escola do SESI, localizada no bairro Maracanã. Já o IFRJ – Campus Arraial do Cabo participou dessa fase com 04 equipes: “Filhas Peripatéticas de González”, “Luzes de Saffioti”, “Argonautas do Atlântico Ocidental” e “Devomana´s cabistas”. O campus recebeu durante o evento cerca de 60 estudantes participantes, juntamente com 10 docentes que acompanharam suas respectivas equipes.

Ao final da competição, duas equipes formadas exclusivamente por meninas do curso técnico em meio ambiente integrado ao ensino médio, do Campus Arraial do Cabo, se destacaram e garantiram sua vaga para a fase final da Olimpíada de Sociologia.

A equipe “Filhas Peripatéticas de Gonzalez”, formada por Julia Falk Souza, do 4º período, Kathleen da Rocha Soares e Manuela Vidal de Souza, ambas do 5º período e a equipe “Luzes de Saffioti”, formada pelas estudantes do 3º período Ana Clara de Sá Siqueira Macahyba, Julia Almeida Brito, Lorraine Moraes de Oliveira, Maria Alice Vitoreti Oliveira, Mariana dos Santos Varanda e Tainá Chaves Caracoci Gomes, foram classificadas para disputar a final no dia 25 de maio, no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro.

A estudante Lorraine disse que as equipes se ajudaram muito durante o processo de preparação para a olimpíada e aproveitou para dar uma dica para os participantes das próximas edições: “Eu diria para eles treinarem bastante, prestarem muita atenção nas aulas, resolverem questões. Encarar de forma dinâmica, leve e aproveitarem o processo, não ficar só pensando no resultado.”

O professor Ricardo Costa foi responsável pela coordenação local da Olimpíada e um dos orientadores das equipes, juntamente com os professores Omar Nicolau, Fernando Oliveira e Julio Gallio.

“Todos se empenharam bastante, investindo em pesquisa e estudando nos momentos possíveis, com o objetivo de sempre fazer o melhor para representar o campus”. Além disso, ressaltou a importância da Olimpíada como instrumento de valorização da disciplina, que vem sendo retirada do currículo escolar em razão da implementação dessa “desastrosa ‘reforma’ do ensino médio”. “Realizar a Olimpíada de Sociologia, neste contexto político, portanto, é um ato de resistência!”, afirmou o professor.

Colaborou: Verônica Trindade

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS