Reunião do Conselho Comunitário de Segurança (CCS) Escolar de São João de Meriti

O Campus São João de Meriti, membro nato do Conselho Comunitário de Segurança (CCS) Escolar de São João de Meriti, representado por seu diretor geral, Rodney Albuquerque, compôs a mesa do conselho presidido pelo Comandante do 21° Batalhão de Policia Militar PMERJ, o Tenente-Coronel Ewerton Lucena de Lima Junior, em evento realizado dia 14 de abril. Na reunião, os dirigentes das redes federal, estadual, municipal e privada trocaram experiências e alinharam estratégias para a melhoria da oferta de segurança pública para a comunidade escolar das diferentes redes educacionais presentes em São João de Meriti. O Diretor-Geral abordou ainda tanto a precariedade do quadro de servidores técnico-administrativos, com destaque a falta de psicólogo nas escolas das redes públicas, quanto a falta de investimento para uma educação pública e de qualidade.

Albuquerque informou que o IFRJ está implementando estudo de segurança nas unidades, elaborado pelo Colégio de Dirigentes (COLDIR), sob a liderança da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROAD); A Criação no COLDIR do grupo de trabalho para combate à violência e ódio nas unidades do IFRJ; Ampliação de ações de reforço na identificação da comunidade acadêmica, com obrigatoriedade de uso de crachás pelos servidores, uniformes aos estudantes e identificação de todos os visitantes às unidades; Ações de diálogo e debate para combate ao discurso de ódio nas escolas.

foto tirada de cima do palco. A imagem mostra a plateia sentada em um auditório, participando da reuniao do Conselho de segurança

Também participaram a diretora regional administrativa da Metropolitana VII da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro - Seeduc RJ, Eliete Carneiro, a secretária da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo da prefeitura local, Ana Paula Gomes, o subsecretário Jeferson Souza, a presidente do conselho municipal de educação e subsecretária pedagógica da secretaria de educação, Rosemary Lyrio, a subsecretária de Cultura, Rejane Moraes, o superintendente da Guarda Civil Municipal, Flávio, o Presidente da Comissão de Direito à Educação da OAB de São João de Meriti, Rodrigo Rios, representando a câmara legislativa de São João de Meriti, o Vereador Rodrigo Pit, entre outras autoridades. Na pauta, os(as) aproximadamente 200 participantes, em sua maioria dirigentes, discutiram os recentes casos de ameaças nas escolas, além do aperfeiçoamento da oferta de segurança pública para as comunidades escolares das redes públicas federal, estadual, municipal e privada em São João de Meriti.

O diretor-geral do Campus São João compartilhou ainda os procedimentos do IFRJ sobre ameaças em escolas:

É necessário que todos os profissionais dos campi estejam atentos em relação a comportamentos atípicos, atitudes suspeitas ou ameaças realizadas. Estas situações devem ser reportadas imediatamente da seguinte forma:

1) Informar à Direção-Geral do campus ou à reitoria sobre atitudes e comportamentos suspeitos e/ou ameaças realizadas;

2) Registrar comunicação da ocorrência na Polícia Civil.

3) Em caso de ameaças postadas na internet, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com SaferNet Brasil, criou um canal exclusivo para recebimento de informações sobre ameaças e ataques contra as escolas. Essa é uma das ações da Operação Escola Segura, que teve início na última quinta-feira (6). Qualquer informação é bem-vinda. Todas as denúncias são anônimas e as informações enviadas serão mantidas sob sigilo. Para isso, é preciso preencher este formulário.