Reunião debate sobre Energias Renováveis e Eficiência Energética no IFRJ

Com o objetivo de ampliar a discussão sobre Energias Renováveis e Eficiência Energética, foi realizada uma reunião virtual, no dia 25/01, às 14h, entre o reitor do IFRJ, Rafael Almada; o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Valorização de Pessoas e Sustentabilidade, João Gilberto da Silva; a diretora Executiva, Florinda Cersosimo; a coordenadora da área ambiental, Nathália Braga; e o grupo de eficiência energética do IFRJ, composto por pelo menos um participante por campus e que tem como principais porta-vozes os professores Elton Flach (Nilópolis) e Jair Augusto Gomes de Sant'Ana (São João de Meriti). Esse grupo atuou inicialmente nas ações do IFRJ para a aquisição de células fotovoltaicas.

Na reunião, segundo o pró-reitor João Gilberto, foram apresentados os detalhes da chamada pública para a escolha de uma empresa que vai elaborar um projeto a ser submetido às concessionárias de serviço público de eletricidade. E acrescentou: “Nessa reunião ficou acertado que o grupo vai propor novas ações na área energética, visando trazer racionalidade, economia de custos e inovações. O grupo conta com apoio da alta gestão do IFRJ, no sentido de buscar alternativas para a questão energética, pois trata-se de ação de caráter ambiental de extrema relevância e em sintonia com as pautas do mundo atual, que associam desenvolvimento social e ambiental”.

A reunião abordou:

1- Visão do MEC/SETEC quanto à Energias Renováveis/Eficiência Energética.

2 - Visão da reitoria e perspectivas quanto à ER/EE.

3 - Estruturação do Centro de Referência/Tecnologia.

4 - Articulação das ações de infraestrutura e gestão de energia (edital de eficiência energética).

5 - Instalação dos sistemas fotovoltaicos no IFRJ.

6 - Participação dos servidores do IFRJ nos Subcomitês Temáticos do Programa EnergIF (I – energia eólica; II – energia solar fotovoltaica; III – eficiência energética na indústria e em edificações; IV – biogás e biometano; V – biocombustíveis; VI – hidrogênio renovável e mobilidade elétrica).

7 - Outras questões transversais.