Logo IFRJ

Revelada a vida secreta dos objetos

A “Vida secreta dos objetos” foi o título da oficina realizada nos dias 13 e 14 de setembro no Campus Arraial do Cabo. O evento foi organizado pelo professor de sociologia Omar Souza Nicolau e a ação foi realizada pelo Projeto Albatroz, em parceria com o Coletivo Jovem Albatroz e o Projeto somos do mar.

A oficina, que tem como objetivo repensar a relação com o consumo e descarte de resíduos a partir de uma fusão transdisciplinar de arte-educação, faz parte do projeto ambiental Somos do Mar, criado por Rafael Langella e Diulie Tavares. A bordo de um motorhome, o casal partiu do Rio Grande do Sul com destino ao Amazonas disseminando práticas sustentáveis de forma lúcida e criativa por todo litoral brasileiro.

O projeto Jovem Albatroz faz parte do Coletivo Albatroz, que trabalha pela conservação das espécies de albatrozes e petréis que se alimentam em águas brasileiras. Thais Candido Lopes, responsável pelo projeto, informou que as inscrições para voluntários acontecem periodicamente no site da instituição. Atualmente, os voluntários têm entre 18 e 29 anos, mas há a proposta para diminuir essa faixa etária e poder contar com a participação de jovens do ensino médio.

Durante a atividade, os alunos do curso técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio foram convidados a realizar dinâmicas que trabalhavam os sentidos e o autoconhecimento, além de os fazer pensar nas responsabilidades pessoais com o ambiente marinho, sem velar crítica à sociedade de consumo local, conforme observou o professor Omar. O antropólogo ainda pontuou que as experiências como essa são de grande valia para os alunos, uma vez que serão profissionais da área ambiental e isso amplia as possibilidades de atuação.

Os criadores da oficina apresentaram uma série de objetos encontrados pelo oceano e falaram sobre os prejuízos que trazem para o meio ambiente. A interação com os resíduos e funciona como aprendizado sobre os tipos e impactos no oceano.

A estudante Vitória Andrade reforçou as falas do professor e do colega de turma, dizendo que atividades extraclasses fazem com que a formação técnica se torne ainda mais profissional e que, a oficina também foi importante para ajudar na propagação de uma sociedade mais sustentável.

alunos tocam em um pano colorido em cima de uma mesa

 

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS