Robô do IFRJ eterniza o sonho de Arthur Vinícius

A Jaguar, equipe de robótica do campus Volta Redonda, batizou um de seus robôs em homenagem ao zagueiro da categoria de base do Flamengo, Arthur Vinicius. O jogador faleceu no incêndio que ocorreu no alojamento do clube em fevereiro deste ano. A homenagem foi realizada no dia 2 de julho e estavam presentes mãe, tia e prima do jogador.

Arthur, que completaria 15 anos um dia após a tragédia, nasceu e viveu em Volta Redonda. O jovem atuava nas categorias de base do Flamengo há três anos e em 2018 havia sido convocado para a Seleção Brasileira Sub-15.

A ideia de homenageá-lo partiu dos alunos que compõem a equipe e será uma oportunidade de manter viva a lembrança de Arthur nos campos, já que o robô que recebeu seu nome atua no futebol de robôs. Para o diretor-geral do campus, André Isnard, foi gratificante ver que a mãe de Arthur gostou da homenagem. “Acredito que todos têm o desejo de manter viva a memória dele, que era muito querido. Assim, vamos poder acompanhar o desenvolvimento do jogador nos campos”, comentou.

Marília Barros, mãe do jogador, demonstrou sua emoção e gratidão pela homenagem. “É bom terem lembrado do meu filho e saber que ele é reconhecido como pessoa. Nós vemos o carinho das pessoas ao quererem fazer uma homenagem, fiquei muito feliz”, afirmou.

Para Helton Serrano, coordenador da equipe, a preocupação com a aceitação da homenagem foi enorme, pois o acidente ainda era recente quando o contato foi realizado. “Para mim, é mostrar o jovem que estava no esporte e, agora, como nossos jovens, que estão usando o esporte mais para a área tecnológica, podem levar um pouco da alegria que ele tinha nos campos e da que nossos alunos têm no futebol de robô, isso é fantástico. Fiquei muito feliz com a receptividade de Marília, e essa é uma maneira do Arthur continuar no futebol”, disse o professor.

O robô, agora chamado de Arthur Vinicius, faz parte dos novos robôs que chegaram ao campus no final de maio. O pedido para a aquisição dos robôs foi realizado na metade de 2018, quando a garantia dos robôs antigos chegou ao fim, tendo sido aprovado somente em dezembro do mesmo ano. A compra foi realizada a base de troca dos modelos antigos, sendo pago apenas 45% do valor dos novos robôs.

Colaboração: Daniela Romanelli