Robôs Humanoides realizam o seu primeiro encontro

O 1° Encontro de Futebol com Robôs Humanoides foi realizado na Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC), de 2 a 4 de agosto. A organização do evento ficou a cargo da equipe Jaguar, do campus Volta Redonda e contou com a participação do público externo, que pôde acompanhar os amistosos que ocorreram uma vez ao dia.

O amistoso teve como objetivo testar os robôs antes da Competição Latino Americana de Robótica (LARC) e da Competição Brasileira de Robótica (CBR), que serão realizadas durante os dias 22 a 26 de outubro em Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

Apesar da equipe não ter ficado em primeiro lugar no amistoso, o coordenador Helton Sereno gostou do resultado. “Foi bom para a gente testar os robôs e outras coisas, pois agora estamos em uma situação nova de gramado, se a gente deixasse para outubro, com certeza a gente teria muito mais trabalho e os resultados da competição não seriam tão eficientes”, comentou.

O material utilizado no campo foi modificado, pois em competições anteriores fazia-se uso do carpet, e agora utiliza-se a grama sintética. Desta forma, os alunos puderam testar os robôs em um campo com o mesmo material no qual irão competir em outubro, podendo reparar logo no início as falhas apresentadas.

A Rinobot, equipe que competiu contra a Jaguar durante os três dias do evento, tem como um dos seus membros a ex-aluna do campus Amanda Faria Galvão, que atualmente cursa Engenharia Elétrica com Robótica e Automação na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

“Por mais que a gente esteja em uma equipe de nível superior, é interessante ver como os alunos do IFRJ são habilidosos e competentes, eles se animam muito com essas oportunidades de competir contra outras equipes. Por ter estudado no IF, vejo muito de mim, e ver a galera de agora olhando para o nosso trabalho da faculdade é uma ótima motivação”, comentou Amanda.

Colaboração: Daniela Romanelli