Logo IFRJ

Roda de conversa sobre masculinidades

O Campus São Gonçalo realizou no dia 23 de novembro uma atividade que trata da prevenção ao câncer de próstata. O evento foi uma parceria do NUGED em parceria com o projeto Respira IFRJ.

Foram distribuídos lacinhos azuis e frases motivacionais e foi realizada uma roda de conversa sobre: "Homens e masculinidades no plural" que contou com a participação do professor Yago Eloy e teve mediação da professora de Educação Física do campus,  Ingrid Fonseca.

O objetivo da conversa foi discutir as diversas formas de ser homem, a fim de desconstruir a ideia hegemônica de masculinidade que  permeia o imaginário da nossa sociedade. Como nesse mês a  temática do novembro negro está em pauta, a conversa deu enfoque à questão das masculinidades e paternidades negras.

Segundo a professora de filosofia e coordenadora do NUGEDS, Flavia Turino: "O evento foi muito importante, pois desconstruiu a ideia de que os estudos sobre gênero se referem somente à questão das mulheres ou às pessoas LGBTQIA +. Essa temática é de todos, todas e todes e o NUGEDS está aberto para toda a comunidade do IFRJ SG."

Para o professor Anderson Rocha: "A palestra do Yago trouxe  importantes reflexões sobre as masculinidades e o machismo estrutural presente em nossa sociedade. Com uma linguagem simples, antenada com a nossa juventude e bem-humorada, Yago "inquietou" (no melhor sentido da palavra) nossos pensamentos sobre "ser homem" e também sobre "ser homem negro". Muitos aspectos comportamentais foram expostos e questionados e tenho certeza que muitos, assim como eu, saíram querendo conversar mais. Penso que esse debate realizado na escola é fundamental! Gostei muito."

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS