Logo IFRJ

Roda de conversa sobre saúde sexual em Niterói

O Campus Niterói realizou a roda de conversa “Vamos conversar sobre saúde sexual?” no dia 28/06, às 15h. O objetivo do evento foi conscientizar os jovens sobre educação sexual, falando sem tabus e com uma linguagem fácil sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), métodos contraceptivos e saúde sexual, contextualizando com a série “Sex Education”.

Foram convidadas para o debate Joyce Muniz e Luana Assis, enfermeiras da clínica da família do Sapê. Participaram do evento membros do NUGEDS, que organizaram a palestra, representantes do Grêmio Estudantil Araribóia, professores e discentes do IFRJ Campus Niterói.

Joyce Muniz, mestra em enfermagem que deu a palestra, pontuou que o primeiro passo é fazer o jovem entender que o enfermeiro e a unidade de saúde não são feitos para procurar só quando estamos doentes. “A gente começa a ver que existe prevenção e que é um espaço de construção de saúde. A ideia é criar vínculos, criar pequenos grupos para fazer dinâmicas e entender um pouco mais as necessidades. Nesse momento, a meta é disseminar informações e depois partir para um segundo momento que é da criação desse vínculo e da construção da informação coletiva”, afirmou.

A aluna Micaella Porfírio, do curso Técnico em Administração, que esteve presente na palestra, disse que todos precisam falar sobre educação sexual, já que é um assunto do dia a dia. “Elas explicaram coisas e resolveram alguns mistérios e dúvidas que muitos tinham. Uma conversa sincera e sem tabus”, destacou.

“Achei muito importante a conscientização dos jovens sobre o assunto e sobre como o SUS tem aproveitamento e importância em nosso país, já que disponibiliza diversos métodos contraceptivos seguros e gratuitos, como o Diu de cobre. Isso acaba facilitando muito o acesso de adolescentes a esses métodos”, disse Maria Clara Freitas, outra aluna do curso Técnico em Administração.

Colaboração: Ana Carolina Almeida

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS