Roda de conversa sobre tipos de racismo

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFRJ – Campus Arraial do Cabo em colaboração com a coordenação de extensão, promoveu a roda de conversa “Diálogos sobre racismo”, que abordou os diferentes tipos de racismo na sociedade. A atividade aconteceu no dia 21 de novembro, em alusão ao dia da Consciência Negra, e contou com a presença de alunos (as) e servidores (as) e comunidade externa.

O evento foi conduzido pelas professoras Ana Paula da Silva, coordenadora do NEABI, e Cintia Paula Santos da Silva, representante do colegiado do NEABI.

As docentes apresentaram os diversos tipos de racismo, para além do retratado através de palavras de ódio. Foi falado sobre o racismo estrutural, institucional e o sutil, que se manifestam com uso de eufemismo, por privilégios e em relações de poder. Sobre isso, a professora Ana Paula disse que “a branquitude é uma estrutura de poder, que se beneficia de privilégios simbólicos e materiais e naturaliza o racismo”.

A Professora Cintia relatou a necessidade de todos estarem atentos a qualquer atitude ou fala racista. “Para ser antirracista é importante assumir uma postura incômoda”, disse Cintia, que ainda ressaltou ser uma questão de conscientização coletiva, onde todos têm lugar de fala.

Durante a conversa também foi falado sobre a valorização da cultura preta, reconhecimento profissional e competência das pessoas pretas, que muitas vezes não têm oportunidades por conta do processo de normalidade do racismo.

O Neabi realiza um trabalho contínuo no campus e visando a aproximação maior com a comunidade, disponibilizaram uma caixa de perguntas na qual as pessoas podem depositar dúvidas, questionamentos e sugestões sobre a questão racial.