A rotina de dedicação e conquista de medalhas

O sonho de muitos adolescentes, de se destacarem e ganharem medalhas em competições, é praticamente uma rotina para um estudante do Campus Paracambi. Renan de Mendonça Valente ganhou a medalha de prata na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

Renan é estudante do curso técnico integrado de Eletrotécnica e tem participado de  olimpíadas em diversas áreas do conhecimento, se tornando o maior medalhista da história do Campus Paracambi. Confira a lista:

2021 - Medalha de Ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, Sociedade Astronômica Brasileira; Medalha de Prata na Olimpíada Nacional de Ciências, Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Medalha de Prata na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA.

2019- Medalha de Prata na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas, Sociedade Brasileira de Física; Menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA.

Renan lembra do início dessa rotina vitoriosa. “Em 2019, quando ingressei no IFRJ, tive a oportunidade de participar da OBMEP e consegui a premiação de Menção Honrosa”. Esse resultado serviu de impulso para o estudante partir em busca de melhores colocações. Em 2021, o medalhista diz que já tinha uma base melhor de matemática. “O principal diferencial foi ter aprimorado os tópicos que são mais recorrentes na prova e também ter feito umas 10 provas de anos anteriores. Isso foi o que me deixou mais preparado. Conseguir medalha na OBMEP não é uma tarefa fácil, mas graças a ajuda da minha mãe, dos professores e ao meu esforço fui para a prova com muita confiança”, recorda.

Renan de frente mostrando medalha de ouro
Ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Outro ponto de destaque é a preparação. “A maior dificuldade é manter a disciplina e estudar regularmente. A constância é um fator primordial para conseguir evoluir. No dia da prova o que eu fiz foi tentar manter a calma para não me atrapalhar”, explica Renan, que há tempos tem uma paixão pelas ciências exatas. “A matemática é a linguagem através da qual entendemos a vida, o universo e utilizamos no dia a dia. Isso para mim é o mais impressionante.  Compreender as coisas a partir da matemática”.

Preocupado com o futuro, o recordista dá dicas para quem acredita no poder das exatas. “Para quem quer ser medalhista na OBMEP, recomendo que estude os conteúdos mais recorrentes. Além disso, fazer as provas anteriores é fundamental para se sair bem. Por fim, acho que é necessário acreditar que é possível ser premiado e se esforçar para isso acontecer”.

Renan Valente também é aluno bolsista de Iniciação científica, sendo orientado pelo professor Leandro Pereira e coorientado pelo professor Rafael Dutra, ambos do LISCOMP - IFRJ/Cpar, sendo desde 2019  bolsista do CNPq (PIBIC EM) e da FAPERJ (Jovens Talentos) em 2020, desenvolvendo projetos na área de Física Matemática e Modelagem Computacional, tendo em 2020 participado da XIV JORNADA INTERNA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA  com o trabalho APLICAÇÃO DO MÉTODO DE INTEGRAÇÃO ASSOCIATIVA EM SISTEMAS DINÂMICOS DE SEGUNDA ORDEM  e da Jornada Científica de Paracambi 2019, apresentando o trabalho SOLUÇÕES NUMÉRICAS PARA PROBLEMAS DE ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM COMPUTACIONAL DIDÁTICA.