Logo IFRJ

O Samba como referência

O campus Rio de Janeiro será a sede do V Seminário “Tem samba na Academia”, uma parceria do IFRJ, através da Pró Reitoria de Extensão, com o Centro de Referência Carioca do Samba (CRCS). O evento acontece dia 28 de novembro.

Julio Page, diretor da Diretoria de Extensão Comunitária e Tecnológica (DIPROEXT) falou sobre o Seminário: “É com imensa alegria que o IFRJ participa da realização da quinta edição deste seminário que fortalece o samba, não só como ritmo musical, mas sobretudo como expressão de cultura popular”. O debate, segundo Júlio, sobre samba enredo nesta quinta edição será uma oportunidade para aqueles que não conhecem o processo desde a publicação da sinopse até o desfile na avenida no carnaval. “A criação e escolha de um samba enredo, da forma que são feitas atualmente, vão muito além da inspiração dos compositores. É um debate importante e necessário”, conclui o diretor.

O Centro de Referência Carioca do Samba foi fundado em 22 de agosto de 1999, é uma instituição que tem como missão a defesa intransigente do samba, da sua difusão e das manifestações que dele decorrem. A principal inovação é a provocação de reflexões e discussões da relação Samba / Produção intelectual - pesquisas acadêmicas; reúne no mesmo espaço e ambiente, quem pensa, pesquisa e quem faz Samba no Rio de Janeiro e no Brasil, promovendo novos encontros e a construção de novas redes.

Ricardo de Moraes, presidente do Carioca do Samba e egresso do curso de Produção Cultural do IFRJ, diz que “Concretizar a parceria com o IFRJ para edição especial dos nossos 20 anos em 2019, não é um mero acaso. Quando assumimos a direção do Centro de Referência Carioca do Samba tínhamos dois egressos da Produção Cultural na diretoria. Hoje temos mais uma pessoa na direção, estamos em casa. Estamos gratos ao reitor Rafael Almada a pró-reitora de extensão e ao campus Rio de Janeiro. Também estamos certos que, com essa parceria, faremos o maior e melhor Seminário até hoje”.

 “5º Seminário Tem Samba na Academia
28 de novembro de 2019
Auditório do IFRJ Campus Rio de Janeiro  
Rua Senador Furtado, 121/125
próximo ao Metro São Cristóvão
INSCRIÇÕES GRATUITAS EM: https://forms.gle/fwpSCzLNap1hYbQx5

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS