Saúde e bem-estar em foco no Campus Nilópolis

Alinhar a prática de exercícios físicos à rotina profissional é um desafio para muitas pessoas. Além disso, a pressão e estresse da rotina do trabalho podem acarretar doenças físicas e psicológicas. Foi pensando nesse contexto, que o Campus Nilópolis desenvolveu o “Programa Saúde Coletiva”.

O Saúde Coletiva é organizado pela Coordenação de Educação Física (COEF) do campus. Por meio de uma ação conjunta com o Serviço de Saúde (SerSa), o programa oferece treinamento funcional, zumba, handebol, futsal, hidrotreinamento, natação, ginástica laboral, além de ofertar serviços nutricional e odontológico. As atividades são destinadas aos alunos, estagiários, servidores e terceirizados. Todas os serviços são gratuitos.

O efeito positivo da prática de exercícios no ambiente de trabalho é visível para a assistente em Administração, Débora Silveira. “Os servidores administrativos passam a maior parte do tempo sentados, por isso as atividades laborais são muito importantes para movimentar o corpo e incentivar a prática de algum tipo de exercício físico, além de dar aquela pausa revigorante na rotina administrativa. Como eu sinto algumas dores no pescoço e na coluna, a ginástica contribui para começar bem o dia, com disposição e bom humor”, ressaltou Débora.

Segundo a COEF, no primeiro semestre de 2019 foram realizados 550 atendimentos de ginástica laboral, que é a atividade mais praticada pelos servidores do campus. Para o coordenador de Educação Física, Michel Calado, mesmo com um aumento do número de servidores, o percentual ainda é baixo. “Hoje, 95% do nosso público é formado por alunos. Desses 95%, diria que 50% são da graduação e pós-graduação e 45% do ensino médio técnico. Ou seja, os servidores têm um percentual mínimo. A gente pretende alcançá-los ainda mais”, explicou.

Handebol está entre as atividades oferecidas pelo programa

Mais de um foco – O programa também auxilia, através de treinamentos, estudantes que vão prestar concursos públicos militares. No primeiro semestre de 2019, o campus teve seis alunos aprovados em concursos. A maioria dos candidatos não tinha aptidão física, até a intervenção dos treinamentos.

Um dos discentes que obteve sucesso em um concurso militar foi o estudante Rafael Rocha, que foi aprovado no concurso do Corpo de Bombeiros. Rafael contou com a ajuda do Programa Saúde Coletiva para conquistar a vaga. “A segunda etapa do concurso foi o exame físico. Esse exame é muito exigente, porque tem muitas etapas: corrida, natação, abdominal, barra. Eu só fiz natação quando era criança, então fiquei com medo de ser reprovado. Foi quando procurei a COEF para me auxiliar. Como eu só tinha uma semana até o dia do exame, eles fizeram um treinamento intensivo e deu certo. Fui aprovado”, disse.

De acordo com Michel Calado, o objetivo central do programa não é apenas o de combater doenças. “Nós buscamos promover qualidade de vida plena para alunos e trabalhadores do Campus Nilópolis. Promover não só a ausência de doenças, mas o bem-estar psicológico e físico, para que todos desempenhem funções laborais e acadêmicas com maior autoestima e regularidade. E, a partir disso, causar um despertar para que essas pessoas tomem decisões que venham resultar em saúde e que sejam pautadas no bem-estar, não só na questão estética”, finalizou.

Colaboração: Raíssa Amaral