Saúde física e mental é tema de segundo encontro do curso FIC

O segundo encontro do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) “Desafios e caminhos na escola diante do sofrimento psíquico contemporâneo” foi realizado no dia 03/09, no campus Duque de Caxias. Fábio Malcher, professor que ministra o curso, retornou ao Instituto para falar sobre “A saúde do servidor e as condições de trabalho na escola hoje”.

Fábio explicou que a escola produz vários impactos não só na saúde dos docentes, mas também na dos demais servidores. “A saúde física e mental dos servidores é afetada e a ocorrência desses problemas costuma causar vergonha e embaraço. Por isso são tão omitidos no ambiente escolar”, disse.

Além disso, o professor acentuou o fato da carreira docente conviver com a desvalorização social, por conta de fatores como remuneração, dificuldades nas relações interpessoais e discordâncias institucionais.

Os participantes do curso discutiram as formas adequadas de agir, visando a dupla formação do discente (cidadã e profissional), sem que haja preferência por uma delas e considerando a experiência vivida por eles dentro e fora de sala de aula.

Maria Celiana Pinheiro, diretora-geral do campus e uma das participantes do curso, compartilhou sua experiência com o tema dizendo que na época em que integrava o corpo docente da Licenciatura em Química, presenciava situações em que os discentes não desejavam atuar como professores, devido à desvalorização da profissão.

Colaboração: Pedro Henrique da Silva Pereira​