Saúde mental é tema de palestra no Campus Nilópolis

O auditório do Campus Nilópolis recebeu alunos e servidores para a palestra “Exercícios Físicos e Saúde Mental”, organizada pela Coordenação de Educação Física (COEF), no dia 24 de setembro. O tema, que fez parte da campanha “Setembro Amarelo”, foi escolhido para dialogar sobre a saúde mental dos alunos e as maneiras de redução de sintomas depressivos e ansiosos.

A escolhida para palestrar sobre o assunto foi Helena Moraes, que é graduada em Educação Física, mestre e doutora em Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e pós doutora pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade do Estado de São Paulo (USP).

Helena Moraes iniciou a palestra expondo os dados referentes à depressão e ao transtorno de ansiedade. De acordo com índices da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada dez pessoas no mundo sofre de algum distúrbio de saúde mental. Além disso, 33% da população mundial sofre de ansiedade, o que equivale a 700 milhões de pessoas.

A palestrante relembrou um caso de uma aluna que percebeu o diagnóstico de depressão na sala de aula. “Eu tive uma aluna que descobriu que tinha depressão na minha aula. Quando falei dos sintomas causados pelo transtorno, ela disse que sentia todos eles”, explicou.

Helena falou, também, sobre a relevância de realizar palestras com temas ligados à depressão e ansiedade dentro das escolas e universidades. “Eu acho muito importante os alunos estarem aqui ouvindo a palestra, por causa do aumento dos transtornos depressivos do estresse e da cobrança que os alunos sofrem no meio acadêmico. Através do diálogo sobre o assunto, acredito que o rendimento dos alunos pode melhorar e os índices de aprovação também”, disse.

Para o coordenador de Educação Física do campus, Michel Calado, o objetivo da palestra era alcançar uma conscientização da comunidade acadêmica interna. Ainda de acordo com Michel, o tema do evento foi de suma importância para o sucesso da palestra. “A minha avaliação sobre o evento foi superpositiva. De uma forma geral, o objetivo foi alcançado. Tivemos uma ótima interação da palestrante com os alunos e percebemos que, em virtude da importância da temática do evento, o impacto da palestra foi muito significativo para as pessoas que estavam presentes”, concluiu.

Colaboração: Raíssa Amaral