Saúde mental do trabalhador
Estudantes do curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense UFF do polo de Volta Redonda estão em atividades de estágio no IFRJ Campus Pinheiral. O estágio teve início em maio de 2023 e está programado para dar continuidade em 2024.
A proposta busca promover a saúde dos trabalhadores e prevenir o adoecimento mental.
O grupo, além da estudante Katharina Martins, tem a participação de duas egressas do Campus Pinheiral: Beatriz Cândido, ex-aluna do técnico em Informática, e Nathália Carvalho, que cursou o técnico em Agroindústria. As atividades estão sob a orientação da psicóloga do campus, Camila Resende.
As estudantes têm se dedicado ao acompanhamento de processos de trabalho, com o objetivo de compreender e observar o dia a dia dos trabalhadores, incluindo as condições laborais, impressões subjetivas e outras questões relacionadas à saúde do trabalhador.
Encontros e momentos de reflexão sobre a interação entre saúde e trabalho também já foram realizados. Até o momento, os servidores da Direção de Ensino e da Diretoria de Apoio Técnico ao Ensino e Produção DATEP já foram contemplados.