Logo IFRJ

Secretário da SETEC/MEC visita o IFRJ

O IFRJ recebeu a visita do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Wandemberg Venceslau Rosendo dos Santos, representando o ministro da Educação, Milton Ribeiro, na tarde de 18 de novembro, no Campus Rio de Janeiro.

O secretário foi recebido pelo reitor do IFRJ, professor Rafael Almada, que estava acompanhado do pró-reitor de Administração, Igor Valpassos, e pelos diretores-gerais Jefferson Amorin, Campus Rio de janeiro; David Barreto de Aguiar, Campus Arraial do Cabo; Aldembar de Andrade Sarmento, Campus Paracambi; Eudes Pereira, Campus Niteroi.  Também acompanharam a visita o reitor do IFF, Jefferson Manhães, e o diretor de Operações do Senac, Pedro Teixeira.

Wandemberg dos Santos teve a oportunidade de visitar laboratórios e conhecer um pouco da história da unidade que deu origem ao IFRJ. Mas, o objetivo principal foi conhecer in loco as ações de Biossegurança para o retorno presencial, produção de álcool e protetores faciais, que são realizadas no Campus Rio de Janeiro e em outras unidades da Instituição, como os campi Arraial do Cabo, Realengo, Duque de Caxias e São Gonçalo.

professora de costas. a sua frente estão o reitor, o secretario, o reitor do IFFe o representante do senac
Convidados ficam sabendo como é feita a produção dos protetores faciais

Rafaela Santana, coordenadora do curso integrado de Química do Campus Rio de Janeiro, contou ao secretário como se deu o processo de produção de álcool em gel, falou sobre as instituições beneficiadas, o trabalho de todos os envolvidos e revelou que a produção do campus, desde o início da pandemia,ultrapassa 9 mil litros.   

Após conhecer também a produção de faceshields, Wandemberg ouviu atentamente os diretores gerais dos campi, que falaram de suas unidades, do trabalho desenvolvido em cada uma e das necessidades para que possam atender ainda mais alunos em suas regiões.

secretario olha para a maquina de faceshield
Secretário observa a produção dos faceshields

Rafael Almada explicou que achou importante trazer os diretores, para que cada um pudesse falar de seu campus e conversar diretamente com o secretário.  

Wandemberg dos Santos disse que, como líder de uma secretaria que tem essa necessidade de articular, atuar na governança de uma rede federal de mais de 600 unidades de ensino e compreender as demandas de cada uma, foi muito relevante ouvir as demandas. Dessa forma, segundo ele, terá condições de avaliar se é possível, o que é possível e quando pode ser feito, diante de um cenário de escassez de recursos.

sala de reuniao. secretario em pé conversa com dietor de paracambi
Wandemberg ouve o diretor geral do Campus Paracambi

O secretário enfatizou a importância das instituições federais. “Temos um desafio enorme em fazer com que o jovem chegue ao mercado de trabalho capacitado, é o objetivo da SETEC. E para fortalecer a formação no Brasil contamos com a rede federal. Então, cada uma das ações e dos projetos que foram apresentados rapidamente aqui hoje serão convertidos em documentos estruturados, que passarão por análises. Mas, essa sensibilidade de ouvi-los, de olhar nos olhos e ver a vontade de cada um é essencial para mim, enquanto dirigente. E o que for possível ser atendido, no momento oportuno nós o faremos”.

Ao final do encontro, o secretário agradeceu. “Foi uma satisfação enorme conhecer o IFRJ, obrigado pela acolhida. E parabéns ao reitor Rafael Almada, que tem seu trabalho reconhecido e elogiado aqui no Rio, e vejo que é fruto de sua dedicação ao IFRJ”.

A visita do secretário seguiu todos os protocolos de prevenção e enfrentamento ao coronavírus (Covid-19). O Formato foi reduzido e com uso obrigatório de máscaras, procedimentos de distanciamento e uso de produtos para assepsia e higienização. Para evitar aglomerações, o número de servidores e gestores participantes foi reduzido.

Wandemberg dos Santos esteve no Rio para um roteiro específico, que teve como pauta a apresentação das ações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica –SETEC/MEC e o diálogo com as instituições de ensino de educação profissional e tecnológica do Estado do RJ, realizada no período da manhã da sede da Fecomércio do RJ. O secretário também visitou o SENAC e, no fim da tarde, o SENAI.

O reitor Rafael Almada participou de todos os compromissos do secretário Wandemberg ao longo do dia. Pela manhã, esteve na Sede da Fecomércio, no evento que contou com a presença do secretário estadual de Educação do Rio de Janeiro, Comte Bittencourt, e de representantes das instituiçõe de ensino. 

secretario de educação do estado e reitor do ifrj
Sec Estad Educação do RJ, Comte Bittencourt e Rafael Almada na Sede da Fecomércio

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS