Segunda edição do Intercâmbio entre os IFs – Campus Pinheiral e IF Sul de Minas

O IFRJ campus Pinheiral em parceria com o IF Sul de Minas – Campus Machado está realizando um intercâmbio entre discentes das instituições. Seis estudantes: dois do curso técnico em Agropecuária e quatro da graduação em Zootecnia do IF Sul de Minas foram recepcionados no campus Pinheiral, no dia 17 de dezembro, pelo diretor-geral Marcos Fabio de Lima, pelo Engenheiro Agrônomo Alexandre Donato e por outros seis estudantes do curso técnico em Agropecuária e Agroindústria que seguiram para o Campus Machado, em Minas Gerais.

O projeto, que está em sua segunda edição, tem por objetivo fazer com que os estudantes conheçam a realidade de outra unidade, possibilitando a troca de conhecimento e experiências.

Para o aluno do 4°período em Zootecnia, Guilherme Freire Pimenta, o intercâmbio é um sistema que possibilita adquirir conhecimento: “É uma troca de relações entre os IFs. Nós vivemos no mesmo país, mas há realidades diferentes de estado para estado, e isso possibilita uma oportunidade de aprendizado única para nós”. Guilherme comentou sobre a diferença percebida por ele e colegas a respeito da região Sul Fluminense: “Aqui nós já vimos muita coisa de diferente, principalmente na questão climática, de relevo e cultura” destacou.

Já Fábio Borges, discente do curso técnico em agropecuária do IF Sul de Minas comentou sobre a importância do projeto: “O intercâmbio tem por objetivo propiciar para nós alunos do curso o aprendizado da teoria na prática, e possibilita, também, conhecer outros lugares com pessoas de outra região” destacou.

O Engenheiro Agrônomo, Alexandre Donato, responsável por acompanhar os estudantes no campus e canal de comunicação entre eles destacou que o intercâmbio é uma oportunidade para que os alunos vivenciem novas realidades. “O intercâmbio agrega aprendizado, fazendo com que eles conheçam diferentes sistemas de funcionamento das instituições que tem finalidades parecidas, porém com suas particularidades”. Alexandre disse que espera que eles possam extrair dessa experiência novas ideias, recomendações do que fazer ou não em seus respectivos campi.

Os estudantes ficarão seis dias na unidade e irão conhecer os setores da instituição; a empresa Rica Alimentos; participarão de atividades de extensão; acompanharão projetos de pesquisa, além de conhecer as Universidades Federais do Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense em Niterói - UFF e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ.