Segunda etapa do “Diálogos com o Reitor” no Campus Volta Redonda

O reitor do IFRJ, Rafael Almada, esteve presente no Campus Volta Redonda, no dia 19/09, para a realização de mais uma etapa do projeto “Diálogos com o Reitor”. Ao seu lado estavam a diretora de Assistência Estudantil, Marisa Aguetoni; o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Valorização de Pessoas e Sustentabilidade, José Arimathéa Oliveira; o diretor de Articulação Institucional, Eládio Bandeira; e o diretor-geral do campus, André Isnard.

Esta é a terceira visita do reitor ao campus desde que assumiu o cargo, sendo sua segunda passagem com o projeto que vem movimentando os campi no último ano. Durante a conversa com professores, servidores e alunos, Rafael falou sobre a atual situação orçamentária do Instituto e as previsões para os próximos anos.

Foi falado, também, sobre a nova direção do Instituto, a Direção de Articulação Institucionais, que tem como objetivo o diálogo com a comunidade interna (estudantes, servidores e sindicatos) e a comunicação externa com os órgãos (deputados, senadores, secretarias, municípios, etc.), tendo como coordenações vinculadas a Coordenação de Comunicação e a Coordenação de Relações Internacionais.

O reitor Rafael Almada deu notícias sobre a gestão e ouviu demandas do campus

O pró-reitor José Arimathéa agradeceu ao campus a recepção em relação aos programas Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e Coleta Seletiva Solidária. Ele também incentivou professores e servidores a se cadastrarem no levantamento de necessidade de capacitação, encaminhado através de e-mail e disponibilizado no portal do Instituto.

Arimathéa ainda destacou a importância da realização desse cadastramento para os que possuem interesse em fazer uma ação de capacitação no próximo ano, pois quem não estiver dentro do plano não terá o direito de sair para ações de capacitação, independentemente do tempo de afastamento. Este levantamento será encerrado no dia 15 de outubro e posteriormente será encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) para aprovação.

A diretora de Assistência Estudantil, Marisa Aguetoni, contou um pouco sobre as reuniões que estão sendo realizadas a cada 15 dias para a revisão do regulamento de assistência estudantil, que se encontra disponível no site; e sobre a comissão criada com servidores dos campi, que também inclui a participação dos alunos.

No decorrer da visita, os alunos puderam conversar em particular com o reitor sobre assuntos relacionados ao campus. Rafael também aproveitou a visita para participar da colação de grau dos cursos de Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática.

Colaboração: Daniela Romanelli