Logo IFRJ

Segundo módulo do “Ciclo de Extensão em História, Memória e Cultura Indígena” começa em março

Sandra Benites, representante do povo guarani nhandewa, será convidada do primeiro dia de programação

O segundo módulo do “Ciclo de Formação em História, Memória e Cultura Indígena”, oferecido no campus Nilópolis, terá início no dia 27/03. O curso tem como proposta contribuir para o maior reconhecimento e visibilidade dos povos indígenas no presente, por meio do diálogo e da reciprocidade política, cultural e pedagógica.

Nesse segundo módulo serão debatidas as temáticas da preservação e (re)construção da memória; os direitos territoriais e a proteção dos conhecimentos tradicionais e os diálogos entre os saberes tradicionais e os conhecimentos produzidos no ambiente acadêmico. Na primeira aula do módulo, que acontece no dia 27/03, estarão presentes os convidados Sandra Benites – representante do povo guarani nhandewa, que atualmente cursa o doutorado em Antropologia Social no Museu Nacional (UFRJ) e foi uma das curadoras da exposição “DJA GUATA PORÃ, RIO INDÍGENA”, realizada no Museu de Artes do Rio de Janeiro (MAR) – e o professor Emílio Nolasco, do Departamento de Psicologia Social da UFF, que virá representando o programa “Encontro de Saberes da/na UFF” (que visa criar caminhos para abertura da universidade para os saberes tradicionais e populares, convidando mestres para atuarem como professores nas disciplinas criadas pelo programa).

Embora não seja voltado, especificamente, para professores do ensino médio e fundamental, o ciclo busca contribuir para a qualificação desses profissionais, responsáveis pelo cumprimento da Lei 11.465, de 2008, que incluiu no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Na programação, estão previstos encontros com representantes de instituições e lideranças indígenas, com acadêmicos especialistas na área, e visita a aldeias e centros de pesquisa no estado do Rio de Janeiro.

O ciclo é uma realização do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas (Neabi) e da Coordenação de Extensão (Coex) do campus Nilópolis e visa trazer a discussão da temática dos povos indígenas para o campus, sendo aberto para professores, funcionários, alunos e também ao público externo. Vale destacar que as inscrições já estão encerradas, visto que o segundo módulo é a continuidade do módulo anterior (realizado no segundo semestre de 2018), mas é possível assistir às aulas individualmente, caso haja espaço disponível no auditório.

Confira aqui a programação do dia 27/03.

Confira aqui a programação já confirmada do semestre.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS