Logo IFRJ

Seleção para cursos de Formação Inicial e Continuada

O IFRJ divulga Edital contendo as normas referentes ao Processo de Seleção Simplificado para o 2º semestre de ano letivo de 2023, dos cursos de Formação Inicial e Continuada- FIC, do IFRJ, ofertados pelo campus São João de Meriti.

As vagas são para os cursos de : Assistente Administrativo, Assistente de Contabilidade, Assistente de Logística, Cadista para Construção Civil, Contador de Histórias, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Espanhol Básico

O processo seletivo será realizado por meio de um sorteio que visa a preencher 3 (três) tipos de vagas:

a) Pessoa com Deficiência (PcD) – candidato que se enquadra nas categorias relacionadas no Artigo 4º do Decreto Federal nº 3.298/99 e suas alterações, e a Súmula 377 do Superior Tribunal de Justiça – STJ;

b) Pessoa que se autodeclare Negro(a) (Preto(a) ou Pardo(a)) ou Indígena (NI) - conforme o quesito “cor ou raça” utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE; ou

c) Ampla Concorrência (AC) – candidato que não optar pelas vagas reservadas.

Todas as dúvidas do processo seletivo deste edital deverão ser encaminhadas exclusivamente para o e -mail: fic.csjm@ifrj.edu.br.

 

Inscrição:

O candidato deverá se inscrever na secretaria acadêmica do campus, conforme o período estabelecido no cronograma do Anexo I deste Edital, de segunda a sexta, entre 14h e 20h, no endereço: Rua Vala da Divisa, S/N, bairro Coelho da Rocha, São João de Meriti, localizado próximo à Churrascaria Oásis.

A inscrição será realizada presencialmente na secretaria acadêmica do campus.

O responsável legal dos candidatos menores de 18 anos deverá escrever uma declaração de próprio punho e assiná-la, conforme modelo no Anexo II – Autorização do Responsável, em que autoriza a inscrição do adolescente.

O processo seletivo consistirá em um sorteio, de forma remota, que será realizado na data e horário estabelecidos em cronograma.

A listagem da convocação dos candidatos com o link do sorteio será divulgada juntamente com a Confirmação Final de Inscrição.

O sorteio ocorrerá apenas se houver um número maior de candidatos para o número de vagas de cada turma.
Em caso de uma turma não atingir o número máximo de candidatos, poderá ser aproveitada a listagem das demais turmas do mesmo curso, considerando a ordem do sorteio.

O resultado do sorteio e da classificação final será publicado em https://portal.ifrj.edu.br/sao-joao-de-meriti/editais-internos, conforme cronograma apresentado no Anexo I.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS