Seleção de estudantes de cursos técnicos integrados para intercâmbio no Japão

A Coordenação-Geral de Relações Internacionais do IFRJ publicou o Edital Interno nº 04/2019, contendo as normas referentes ao processo de seleção interna de um estudante para concorrer à bolsa do Programa Sakura Science High School, da Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia.

O Sakura Science High School Program levará estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio para um intercâmbio de curta duração no Japão. Serão selecionados dois estudantes de cada região do Brasil para sete dias de imersão na área de Ciência e Tecnologia Avançada, durante os quais farão visitas a centros de pesquisa e universidades, participarão de aulas especiais com ganhadores do Prêmio Nobel e realizarão demais atividades ao lado de discentes do Japão e de outros países. As ações serão acompanhadas por dois servidores da Rede Federal.

Em parceria com a Agência de Ciência e Tecnologia do Japão (JST, na sigla em inglês) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), o programa custeará todas as despesas dos representantes brasileiros – passagens aéreas, hospedagem, alimentação, transporte terrestre no Japão, seguro-viagem e visto japonês. Somente não serão cobertos os valores referentes à emissão do passaporte e à entrevista no consulado japonês para obtenção do visto.

Os candidatos precisam preencher os seguintes requisitos:

• Ser cidadão brasileiro;
  • Estar regularmente matriculado no penúltimo ou no último semestre dos seguintes Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio: Técnico em Eletrotécnica (campus Paracambi), Técnico em Mecânica (campus Paracambi), Técnico em Automação Industrial (campus Volta Redonda), Técnico em Informática (campi Arraial do Cabo e Pinheiral), Técnico em Informática para Internet (campus Eng. Paulo de Frontin), Técnico em Petróleo e Gás (campus Duque de Caxias) e Técnico em Química (campi Duque de Caxias, Nilópolis, Maracanã e São Gonçalo).
  • Ter idade mínima de 16 anos no momento da inscrição;
  • Apresentar rendimento mínimo de 80% nas disciplinas cursadas (média global), o qual deve ser comprovado mediante envio de declaração oficial da Instituição de Ensino;
  • Apresentar certificação internacional de proficiência em inglês, com nível mínimo B1.
  • Não ter participado de programas de intercâmbio no Japão anteriormente.

As inscrições para o processo no âmbito do IFRJ serão feitas até as 18h do dia 26/08/19. O candidato deverá preencher formulário eletrônico disponível em https://bit.ly/2z7AvEX e enviar, em formato PDF, todos os documentos dispostos no item 5 do edital.

Mais informações podem ser obtidas no edital.