Semana Acadêmica do campus Duque de Caxias proporciona arte, ciência e tecnologia através do espaço virtual

A X Semana Científico-Tecnológica (SEMACIT) do Campus Duque de Caxias, a IX Jornada Científica e a II Jornada de Extensão aconteceram entre os dias 19 e 22 de outubro. Promovidos pelas coordenações de Extensão e de Pesquisa e Inovação do campus, os eventos foram realizados de forma online e gratuita. Neste ano, o tema da SEMACIT foi “Múltiplos olhares sobre o conhecimento: arte, ciência e tecnologia”.

Em meio ao cenário da pandemia de coronavírus (Covid-19) e à paralisação das atividades presencias nos campi do IFRJ, a coordenadora de Extensão do campus, Fernanda Silva Soares, destacou que as coordenações e direções, em parceria com os integrantes da Comissão Organizadora, perceberam que seria necessário recorrer à tecnologia para realizar as programações: “Era a única opção para não deixar de haver a Semana Acadêmica e não deixar de dar para nossos alunos essa parte importante do conhecimento e do ensino”, contou.

Ao longo dos quatro dias de evento, aconteceram 30 minicursos, nove palestras e três mesas redondas. A programação foi ministrada por servidores docentes, servidores técnico-administrativos e ex-alunos do Campus Duque de Caxias. Houve também a presença de profissionais de outra instituição. Além disso, 81 trabalhos foram submetidos nas duas Jornadas, dos quais 75 foram aceitos, de acordo com as regras internas, e apresentados de acordo com os eixos temáticos. A quantidade de inscritos alcançou uma marca recorde: o evento registrou a presença de 935 participantes, de diversas partes do Brasil e com diferentes níveis de formação.

Uma das participantes, a estudante Cecília Sampaio, do curso de Petróleo e Gás do campus, esteve presente em dois minicursos (Introdução a Química Farmacêutica e Química Forense) e na mesa redonda “Atuação como técnica na área de química: desafios e perspectivas”. Sobre a realização da Semana Acadêmica, ela comentou: “Eu achei muito boa a plataforma e a organização. Foi um evento muito bom”.

A coordenadora de Extensão do campus deixou seu agradecimento a todos aqueles que participaram desses quatro dias de evento: “Meu muito obrigada, porque eles que fizeram esse evento. Todo trabalho foi compensado com a participação deles”, disse Fernanda Soares. A docente também estendeu seu agradecimento para aqueles que colaboraram na construção do evento: “Quero agradecer a todos da Comissão Organizadora, pois sem ela não teria sido possível. E agradecer muito aos palestrantes e ministrantes que forneceram seu conhecimento gratuitamente”, finalizou.

Colaboração: Pedro Henrique da Silva Pereira