Semana de Acolhimento aos novos estudantes do Curso Técnico de Artes Circenses

O IFRJ realizou hoje, 19, a Semana de Acolhimento aos novos estudantes do Curso Técnico de Artes Circenses, desenvolvido em parceria com a Fundação Nacional de Artes – FUNARTE, que dá prosseguimento à formação de novos artistas circenses e à preservação da Arte e da Cultura no país.

O evento aconteceu na Escola Nacional de Circo e contou com a presença do reitor do IFRJ, Rafael Almada; da Pró-reitora de Ensino, Alessandra Paulon; da diretora adjunta de Relações com o Arranjo Produtivo e Social, Andréa Falcão; do diretor de Ensino do Campus Nilópolis, Victor Magalhães e do coordenador do Curso, João Guerreiro. Representando a Funarte, participaram do acolhimento o presidente da Fundação, Tamoio Athayde Marcondes; a coordenadora da Escola Nacional de Circo, Renata Cristina Januzzi; bem como toda a equipe técnico-pedagógica responsável pelo desenvolvimento do curso.

Na oportunidade, os estudantes, oriundos de diferentes estados do Brasil e de diversos países do mundo, tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da Escola Nacional de Circo e o IFRJ.

Para o reitor Rafael Almada, a Semana de Acolhimento representa um momento único nesse contexto nacional de retorno às atividades presenciais pós-pandemia, aproximando ainda mais o IFRJ e a Funarte, com possibilidades de novas parcerias em defesa da Arte e da Cultura cariocas. Mais do que isso, representa a consolidação deste que é o primeiro curso técnico de Artes Circenses do país. E concluiu dando as boas-vindas aos estudantes do IFRJ.

O professor João Guerreiro disse que a expectativa é a de ampliar a integração entre o IFRJ e a ENC com ações de participação de docentes e discentes do IFRJ nas temáticas da Produção Cultural, Fisioterapia, Administração, entre outras, aumentando os possíveis espaços de apresentação de discentes da ENC nos campi.

reitor, pro reitora e membros da escola de circo posam