Semana ETC do Campus Niterói, realizada de forma online, atinge público além das fronteiras

O Campus Niterói do IFRJ deu início, no dia 20/10, à “IV Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura – Semana ETC”, com o tema “Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”.

Para a professora Suelen Gonçalves, do Campus Niterói, realizar uma Semana Acadêmica é se integrar e compartilhar nesse momento tão atípico no qual vivemos. “É quando nos juntamos para saber mais sobre tantos projetos incríveis que acontecem no campus, recebemos pessoas de outros campi e instituições, trocamos de diversas formas e, acima de tudo, celebramos juntos”, afirmou. Ainda segundo ela, 2020 trouxe um cenário de grande dificuldade em diversas áreas: “Não poder ter a nossa Semana ETC no nosso campus em festa, me deixou bastante apreensiva. Mas migramos as atividades para a plataforma virtual e estamos empolgados porque, apesar do cenário desfavorável, estamos levando a Semana ETC para a casa das pessoas, para as famílias dos nossos alunos, para pessoas de outras cidades e estados”, avaliou.

captura de tela com pessoas numa reuniao virtual

Já para a aluna Juliana Castilho, também do Campus Niterói, as expectativas são altas, pois ela participa sempre que possível e considera essa uma grande experiência para todos os alunos. “A semana ETC, em si, já é um grande ganho para todos os alunos e servidores porque, além de agregar muito conhecimento, se trata de uma oportunidade única para os alunos apresentarem suas produções acadêmicas e curtir o momento. Agora, na modalidade on-line, fico feliz que é possível não só convidar alunos de outros campi, como antigamente fazíamos, mas também de outros IFs. Esse ano o Brasil todo vai poder participar: aqueles familiares que moram em outros estados, amigos distantes que não teriam como vir pessoalmente. Minha expectativa é uma Semana ETC acolhedora, divertida e produtiva!”, afirmou.

E a Aluna Larissa Cruz, também do Campus Niterói, destacou a importância de se divertir e aprender durante o evento: “O conteúdo que será apresentado traz entretenimento e conhecimento sobre diversos assuntos. É importante, além de agregar conhecimento, se divertir aprendendo”, enfatizou.

Link no YOUTUBE

Colaboração: Marília Milagres