Semana ETC é realizada pela primeira vez na sede definitiva do Campus Niterói

O Campus Niterói do IFRJ realizou a “III Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura”, nos dias 16, 17 e 18 de outubro. Em sua terceira edição, o evento foi realizado pela primeira vez na sede definitiva do campus, o que tornou possível a participação direta e efetiva dos alunos, com os três dias de auditório e salas cheias.

A comunidade externa também marcou presença, com participação expressiva de pais de alunos, moradores e estudantes de Niterói. Dessa forma, foi possível alcançar o objetivo do evento, de abrir as portas para o público geral e oferecer atividades que estimulem a curiosidade científica, cultural e humanista, além de promover o reconhecimento e a valorização da educação pública, gratuita e de qualidade que o Instituto oferece.

A “III Semana ETC” fez parte da programação da “XVI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”. Coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a SNCT é uma celebração voltada para promover a popularização da ciência. O tema desse ano foi "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, em representação da busca pelo desenvolvimento sustentável.

A mesa de abertura da “III Semana ETC” foi composta por: Cristiane Henriques de Oliveira, pró-reitora de Extensão do IFRJ, que representou Rafael Almada, reitor do IFRJ; Eudes Junior, diretor-geral do Campus Niterói; Marcelo Velloso, diretor de Ensino do campus; Helena Oliveira, diretora de Administração do Campus Niterói; Juliana Benício, coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação do campus; e Michelle Abraão, coordenadora de Extensão do Campus Niterói.

Ao longo dos três dias, foram realizados, respectivamente, o “II Seminário dos Grupos de Pesquisa”, o “I Seminário de Ensino” e o “I Seminário de Extensão”. Foram mais de 40 atividades no total, incluindo palestras, oficinas, debates, cursos e um festival de música, o “IF In Concert”.

O evento ainda contou com a presença do diretor de Extensão Comunitária e Tecnológica do IFRJ, Julio Page, e da coordenadora de Programas e Projetos do IFRJ, Nathália Quintanilha; além de servidores do Campus São Gonçalo do IFRJ, como Gleyce Lima, diretora de Assistência Estudantil.

As percepções dos participantes foram muito positivas, principalmente dos alunos, que se interessaram bastante pelo evento. “Eu gostei demais porque aprendi e entendi mais sobre o ambiente em que estudo e sobre os trabalhos e pesquisas que são feitos aqui. É diferente de tudo que já participei e a expectativa para as próximas edições é a melhor possível”, disse Matheus Felipe Pessoa, estudante do curso de Informática.

Colaboração: Suzana Carqueija