"Semana do Meio Ambiente #UmaSóTerra” no Campus Niterói

Com o objetivo de conscientizar os alunos, servidores e comunidade externa sobre os cuidados com o planeta através de músicas, filmes e conversas, o campus Niterói do IFRJ realizou o evento “Semana do Meio Ambiente #UmaSóTerra”, entre os dias 03 e 04 de junho.

Participaram do evento Felipe Queiroz, representante do instituto AmaDarcy; Bruno Araújo, professor de geografia; e Martina Davidson, ativista e militante. Estiveram presentes, também, membros do NUGEDS e do projeto de extensão IF In Concert; alunos e servidores do colégio municipal Levi Carneiro; além de professores e alunos do IFRJ Campus Niterói.

A ativista Martina Davidson afirmou ser muito gratificante ver um instituto renomado se importar sobre como as diferentes minorias são afetadas pelos problemas socioambientais. “Acho que esse debate foi importante porque o ecofeminismo permite refletir que as minorias políticas estão sempre alocadas ao lado do meio ambiente. Reivindicar essa luta é extremamente importante”, destacou.

Ana Paula Moreira, diretora adjunta do Colégio Municipal Levi Carneiro, acredita que o evento tenha sido o primeiro passo para integrar o IFRJ e os alunos do Colégio Municipal na mesma comunidade. “Estou super feliz do contato do Instituto com o Levi. Para os nossos alunos, é como se o mundo não fosse deles. Quando eles vêm, num sábado chuvoso, para ouvir e ver esse mundo tão próximo e tão distante ao mesmo tempo, é, a nível pedagógico, científico e pessoal, um prazer imenso. Foi um encontro maravilhoso e precisa acontecer cada vez mais”, falou.

Cassiana Albuquerque, aluna do colégio municipal Levi Carneiro, comentou sobre sua presença na Semana do Meio Ambiente e fez coro à Ana Paula: “Foi incrível participar desse evento. Mesmo indo em apenas um dia, aprendi inúmeras coisas e me diverti bastante. O pessoal nos tratou super bem e eu amei as apresentações. Espero participar dos próximos eventos e aprender mais”, aspirou.

Colaboração: Ana Carolina Almeida