Semana da Tecnologia e Encontro Escola Comunidade

patio do campus. diversos alunos vendo os posteres expostos

O Campus Nilópolis do IFRJ realizou a XXIV Semana da Tecnologia (SEMATEC) e XXII Encontro Escola Comunidade (EEC), nos dias 23 e 24 de outubro. Com o tema “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”, o evento foi organizado pela Coordenação de Extensão (CoEx) e a Coordenação de Integração Escola-Empresa (CoIEE).

A mesa de abertura: o reitor, Rafael Amada, o diretor geral do campus, Thiago Matos Pinto, a pró-reitora de extensão, Cristiane Henriques, a coordenadora de extensão, Giselle Lage e o docente Marco Aurélio.

rafael almada em destaque na mesa de abertua

Fizeram parte da programação: mesa redonda; visitação escolar; feira de artesanato; oficinas e minicursos; apresentações de canto e dança; relatos de experiências dos egressos e também, a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos de ensino Médio e Técnico.

Rafael Almada disse que a semana acadêmica é o momento de consolidar o ensino, a pesquisa e a extensão dentro de um só evento. “É importante a participação desses estudantes, e a cada ano a gente consegue ampliar essa participação. Eu fico feliz de poder compartilhar esse momento com o campus”, destacou o reitor.

Thiago Pinto destaca que o evento marcou sua vida profissional no Campus Nilópolis. “Decidimos fazer esse evento mesmo sem recurso, então eu confesso que fiquei bastante emocionado com toda a organização e de fato, o evento em si. Eu pude ver como os alunos e servidores estavam engajados em produzir um evento que mostrasse a qualidade do campus”, falou o diretor geral.

Danilo Ribeiro é docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro e contou ter sido um prazer estar no campus e palestrar. “O evento trouxe essa discussão de como utilizar a bioeconomia para gerar desenvolvimento social, ecológico, econômico e com responsabilidade. Eu só tenho a agradecer a todo IFRJ”, disse.

Segundo Giselle Lage, coordenadora da CoEx, esse evento busca incentivar os jovens a desenvolverem projetos científicos. “Este momento é único por integrar toda a comunidade acadêmica e este ano foi ainda mais especial por termos enfrentado um cenário de incertezas e dificuldades orçamentárias para a execução do evento”, disse. De acordo com ela, foi isso que incentivou ainda mais a integração da comissão organizadora para buscar soluções criativas e parcerias.

A coordenadora Denise conta que a experiência em fazer parte da comissão foi um desafio e ao mesmo tempo gratificante. “Crescemos profissionalmente e enquanto pessoas, pois acreditamos que mesmo diante de tantos desafios poderíamos alcançar os resultados com a união de esforços”, disse.

Paula Araújo, aluna do 4º período do curso Técnico em Química apresentou pela primeira vez um trabalho na SEMATEC e abordou como tema os cosméticos veganos, orientada pela professora Ana Paula Santos. “Foi incrível, primeiro porque a gente teve o conhecimento de assuntos que não tínhamos, além da experiência, aprendemos a nos comportar em um laboratório”, disse.

Jéssica Silva, professora de matemática do CIEP 335 Professor Joaquim de Freitas, destacou o impacto que seus alunos tiveram durante a visitação. “Foi muito gratificante porque é um universo que eles não vivem. Eles puderam ver os próprios alunos explicando, trouxe uma proximidade, esse é o encanto do evento e sem dúvidas, a qualidade do trabalho que foi feito impressionou”, disse.

aluna explica poster no patio

Emily Cristina participou da visitação escolar, aluna da professora Jéssica, ela afirmou a vontade de estudar no campus. “Eu não sei te explicar, foi maravilhoso poder fazer os experimentos. Foi uma experiência muito boa, eu gosto muito da área da química e quando eu estiver no 9º ano vou tentar a prova, quero estudar aqui”, disse.

O pessoal do CineSolar marcou presença no primeiro dia do evento e exibiram duas horas de curtas-metragens. Bianca Mafra é coordenação da produção e contou ser a primeira vez deles em um Instituto Federal. “Estar aqui na Semana da Tecnologia tem tudo a ver com o nosso trabalho. Eu fiquei muito feliz quando cheguei aqui, vi o campus ocupado, alunos, familiares, comunidade externa, nos deu ânimo para fazer as sessões”, afirmou.

colaboração: Camilla Fonseca