Servidoras do IFRJ realizam evento internacional em parceria com a Universidade de Coimbra

O IFRJ participou da Oficina Internacional “Economia Solidária e política de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil”, realizada de forma online no dia 12/12, organizada em parceria com o Centro de Estudos Sociais/CES da Universidade de Coimbra, Portugal.

A Oficina Internacional, iniciativa da professora Etiane Araldi, do campus Niterói, e atualmente pesquisadora visitante do CES, agregou diversas experiências de Economia Solidária no campo da Educação Profissional e Tecnológica/EPT, tendo em destaque os programas de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares/Economia Solidária dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

O evento teve como objetivo principal debater as potencialidades dos Institutos Federais como espaços de promoção da economia solidária. A abertura foi com uma discussão inicial sobre as afinidades entre a perspectiva pedagógica da EPT, que tem o trabalho como princípio educativo, e as concepções de trabalho e educação da economia solidária.

Em seguida, foram apresentadas algumas experiências de Incubadoras Tecnológicas de Economia Solidária implantadas na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), nas quais se destacaram processos comunitários de geração de trabalho e renda, forte relação com o território e movimentos sociais, trabalho em rede e os impactos positivos dessas incubadoras na formação discente, como espaços de exercício profissional para estudantes desde o ensino médio.

Por fim, foram discutidas diretrizes para o fortalecimento da economia solidária no âmbito desta política brasileira de educação para o trabalho, a ciência e a tecnologia, tais como: a articulação das incubadoras com os processos de curricularização da extensão, o papel da economia solidária na promoção de tecnologias sociais e inovação social e a necessidade de criação de núcleos de economia solidária como diretriz nacional para todos os IFs.

Foi possível conhecer programas extensionistas de Economia Solidária do Institutos Federais do Paraná (IFPR), Alagoas (IFAL), Rio Grande do Norte (IFRN) e do Rio de Janeiro (IFRJ). Foram palestrantes na atividade: as servidoras do IFRJ Campus Niterói Etiane Araldi e Ligia Scarpa Bensadon; o servidor do IFAL Diogo Ferreira de Almeida Rêgo; e o servidor do IFPR Gustavo Bigetti Guergoletto. A moderação ficou a cargo da investigadora sênior do CES, professora Teresa Cunha. O evento foi destinado para pesquisadores do CES e integrantes de Incubadoras Tecnológicas de Economia Solidária e de Cooperativas Populares de Institutos Federais de várias regiões do país.

“Os partícipes pontuaram questões estruturantes para as políticas da Economia Solidária e da Educação Profissional e Tecnológica. Buscou-se ampliar os horizontes para a compreensão dos desafios a serem enfrentados na Educação Profissional pautada pelos valores do cooperativismo, do associativismo, da autogestão e de outros ideais, em uma perspectiva alternativa aos projetos educacionais centrados no modo de uma economia capitalista”, avaliou Neli de Almeida, coordenadora da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares do IFRJ Campus Realengo.

Colaboração: Etiane Araldi e Neli de Almeida