Logo IFRJ

Sessão online exibe “Favela Gay”

O Cineclube Ankito Ankito exibirá ao vivo o filme "Favela Gay", em parceria com o NUGEDS do IFRJ Nilópolis, no dia 27 de janeiro às 18 horas. Após o filme, haverá um debate com Gilmara Cunha do Conexão G (Maré) e Carol Flávia (Cidade de Deus), protagonistas do filme, e com a mediação de Roberta Cassiano (NUGEDS – IFRJ Nilópolis).

 A sessão marca o mês da visibilidade Trans e o compromisso do cineclube com a diversidade. O acesso é gratuito!

Realização do filme: Luz Mágica Produções
Direção: Rodrigo Felha
Produção: Renata Almeida Magalhães e Cacá Diegues
Duração: 1h 12min| Ano: 2014
Link para acompanhar o cine-debate no Canal da CoEx: https://www.youtube.com/watch?v=VWtrA5XfB2A

O filme:
A homossexualidade dentro das favelas cariocas. Temas como homofobia, preconceito, trabalho e aceitação da família, a partir da perspectiva de LGBTs, que contam seus cotidianos dentro da comunidade. Um retrato de como, apesar das adversidades, essas pessoas constroem suas próprias histórias através da educação, da arte e da política.

 

As convidadas:
Gilmara Cunha é Diretora Geral do Grupo Conexão G de Cidadania TLGB+ de Favelas, primeira mulher transexual a receber a maior honraria do Estado do Rio de Janeiro, a medalha Tiradentes.

Carol Flávia é ativista da causa TLGB+. Seu ativismo começou bem antes de saber o que era ativismo. No filme vocês vão ver o Flávio que hoje se chama Carol Flávia. Sua transição ocorreu logo após as gravações do documentário. Carol esteve na linha de frente na luta contra a fome na Favela da Cidade de Deus, durante a pandemia, e atuou diretamente em defesa da população TLGB+ na região.

Roberta Cassiano é professora mestra em filosofia e coordenadora do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDS) do IFRJ-Nilópolis. Uma das idealizadoras e editora da Revista Brejeiras, projeto que recebeu da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), a "Homenagem Carolina Maria de Jesus" da Comissão de Direitos Humanos e o prêmio de "Cidadania, Direito e Respeito à Diversidade". É coordenadora do evento de extensão do IV Dia da Visibilidade LGBT+ do IFRJ-Nilópolis e do Fórum de Mulheres do NUGEDS- Nilópolis.

 

Acompanhe o Facebook (https://www.facebook.com/cineclubeankito/) e Instagram (@cineclubeankito).

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS