Logo IFRJ

“Show da Vida” no setembro amarelo

O projeto ‘Show da Vida’, criado a partir de ações voltadas ao atendimento de demandas psicológicas dos estudantes, teve sua 2º Edição realizada no auditório do Campus Nilópolis no dia 4 de setembro.

O projeto organizado por Thiago Matos, diretor de Ensino Médio e Técnico e pela psicóloga do campus, Ana Cristina Lacerda, tem como propósito reunir todos os discentes locais em um mesmo espaço e criar um clima de empatia. “A ideia é que eles consigam falar sobre suas angústias e receber os conselhos dos próprios colegas, tendo como objetivo principal a valorização da vida, mostrando que a vida desse aluno é importante”, disse Thiago.

Para o diretor, a dificuldade que essa geração tem em lidar com a tristeza e as decepções é grande. “É muito importante conversar sobre isso, saber diferenciar o que é tristeza e o que é, de fato, depressão”, explicou.

O “Show da Vida” é dividido em fases: a “urna”, que é destaque, onde o discente deposita algum relato, desabafo ou pergunta; a coleta dos bilhetes, feita por Thiago ou Ana; e a ajuda, realizada pela plateia em forma de debate e interação. Não há exposição dos autores dos bilhetes.

Thiago contou, ainda, que o objetivo não é expor a vida de nenhum discente, mas alguns estudantes se sentem à vontade para dar exemplos da própria vida aos colegas. “Para mim esse é o resultado mais visível e mais rico do “Show da Vida”. Quando você ouve o próximo falar que tem um problema e você se oferece para ajudar, gera-se um crescimento emocional incrível”, pontuou.

Segundo o diretor, o projeto foi muito bem-sucedido. “Nas duas edições os temas foram muito delicados, mas todos nós, incluindo os alunos, tratamos com seriedade, então considero bem importante, principalmente a atividade da urna”, concluiu.

Colaboração: Camilla Fonseca

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS