Última semana de inscrições para curso de Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos

Logo da Enap em vermelho

Esta é a última semana de inscrições para o curso de Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos, uma parceria entre a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o IFRJ, através do Programa Enap em Rede. As inscrições vão até o dia 12/06 (próxima terça-feira) através deste link.

O curso é voltado, principalmente, para os fiscais e gestores de contrato. De acordo com o pró-reitor de Planejamento e Administração do IFRJ, Igor Valpassos, a fiscalização e gestão de contratos é muito importante, uma vez que é a fase final, o monitoramento do contrato. “É onde é feito o gerenciamento de riscos, onde são controlados os valores que estão sendo pagos e o controle efetivo dos serviços. Por isso a Proad recomenda que nossos servidores busquem a devida capacitação através deste curso. Assim poderão atender às demandas institucionais e ficarão atentos aos possíveis riscos que assumem, uma vez que o fiscal e o gestor do contrato respondem legalmente no exercício dessa função, sendo figuras de extrema relevância dentro do cenário da legislação da administração pública”, explicou o pró-reitor.

Os principais tópicos das aulas levarão os alunos a: conhecer os elementos essenciais do contrato administrativo; analisar as alterações contratuais; conhecer e aplicar as técnicas de fiscalização de contratos; diferenciar os papeis do gestor e fiscal de contrato; e aplicar penalidades.

O curso será realizado entre os dias 25 e 28 de junho nas instalações do IBGE Maracanã (Rua Gal. Canabarro, 706 – Maracanã, Rio de Janeiro – RJ). A carga horária é de 32h, divididas em 8h diárias: das 8h30 às 12h e das 13h às 17h30.