Logo IFRJ

Unesco publica documento com Estratégias para a Educação Profissional e Técnica

O reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF) e membro da Câmara de Internacionalização do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Jefferson Manhães de Azevedo, representou a Rede Federal no lançamento da Estratégia para a Educação Profissional e Técnica (EPT) 2022-2029.

O evento foi promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e ocorreu na sede da entidade, em Bonn, Alemanha, nos dias 25 e 26 de outubro de 2022. O documento define os temas e programas prioritários para a organização relacionados à EPT em todo o mundo, considerando a relevância da educação nas transições econômicas e sociais do presente e do futuro.

O documento leva em consideração os desafios evidenciados na era pós-pandêmica e busca acelerar o progresso rumo aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, como analisa o dirigente do IFF. “A participação do Conif é resultado de uma atuação relevante como centro Unesco-Unevoc no Brasil e na América Latina, além da possibilidade de atuar como um interlocutor com os Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOPs)”, disse.

Ainda na quarta-feira (26/10), o conselheiro do Conif participou da sessão “Iniciativas emblemáticas de Educação Profissional e Tecnológica abordando a transição verde”, onde apresentou o novo campus tematizado em energias e sustentabilidade do IFF, o campus Itaborai. Manhães também prestigiou a assinatura de  uma Carta de Intenções com vistas à implementação do Projeto Skills for Innovation Hubs (I-hubs), com a Unesco-Unevoc e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). 

A proposta do projeto é que as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnologia consigam desenvolver e aprimorar suas capacidades de inovação, além de inserir e promover a temática dentro do planejamento estratégico das instituições.

No encontro, durante sua fala, Tomas Sant´Ana, secretário da Setec/MEC, ressaltou o papel do Conif na articulação para que o MEC se tornasse membro da UNEVOC, bem como para o envolvimento do órgão na implementação do I-hubs. 

 

Unesco-Unevoc no Brasil

O Centro Internacional para a Educação Profissional e Tecnológica (Unevoc) é um dos sete institutos da Unesco e atua para o desenvolvimento da educação técnica e profissional. Além das conferências gerais, que reúnem países de todo o mundo, o Unevoc promove encontros regionais para discussão de desafios comuns, compartilhamento de boas práticas e proposição de iniciativas para o fortalecimento da educação técnica e profissional.

O Conif é um centro Unevoc desde 2016, status que tem possibilitado a participação ativa da Rede Federal em relevantes debates mundiais. O Centro Internacional Unevoc busca contribuir para o incremento da qualidade da educação profissional a partir do intercâmbio de conhecimentos e boas práticas; da geração de conteúdo e do debate entre especialistas, gestores, professores e agentes de EPCT.

Para mais informações sobre o evento, clique aqui!

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS