UNQ e IFRJ firmam Acordo de Cooperação

Dando continuidade às missões na Argentina, o reitor do IFRJ, Rafael Almada, e a diretora de Extensão Comunitária e Tecnológica, Pâmela Passos, estiveram na Universidade Nacional de Quilmes (UNQ) na manhã do dia 20/02, com o objetivo de assinar um Acordo de Cooperação e realizar uma reunião institucional de intercâmbio e conhecimento.

Este acordo prevê a possibilidade de intercâmbio entre servidores e estudantes de ambas as instituições e no momento avança num plano de trabalho com objetivo de intercâmbio acadêmico nos âmbitos de: Ensino, Pesquisa e Extensão, visando a troca de saberes e formação continuada no que tange a temática de Educação e Direitos Humanos.

A vice-reitora da UNQ, Alejandra Zinni, juntamente com os diretores dos Departamentos e da Escola Técnica Secundária e representantes do Departamento de Relações Internacionais, receberam a delegação do Brasil e fizeram um tour pelos diferentes setores da Universidade.

“Foi um diálogo muito importante, onde discutimos parcerias com a assinatura de colaboração técnica com a universidade. Esses convênios internacionais são extremamente importantes, pois permitem ações de integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão, contribuindo significativamente para a formação dos nossos estudantes e professores”, afirmou o reitor Rafael Almada.

Além dos representantes do IFRJ, participaram da reunião: a vice-reitora da UNQ, María Alejandra Zinni; o diretor do departamento de Ciências Sociais, Néstor Daniel González; o subsecretário de Coordenação Acadêmica, Luciano Grassi; o professor Matías Penhos; a diretora da Escola Técnica Secundária da Universidade Nacional de Quilmes (ESET), Mariana Capello; a vice-diretora de práticas socioeducativas, Viviana Escobar; a subsecretária de Planejamento e Relações Internacionais e diretora Geral de Relações Institucionais; Viviana Anache; e a chefe de Mobilidade e Relações Internacionais, Graciela Arellana.

O Convênio assinado propõe, por meio do desenvolvimento de um programa de intercâmbio acadêmico e cultural, a realização de ações de ensino, extensão, pesquisa e transferência de tecnologia, dentre as quais estão previstas:

• Intercâmbio de docentes para desenvolvimento de atividades como professores visitantes;
  • Desenvolvimento de programas de formação continuada de professores para diferentes níveis e modalidades de ensino;
  • Desenvolvimento conjunto de atividades de pesquisa e publicação das mesmas após coordenação.
  • Patrocínio acadêmico no desenvolvimento conjunto de seminários, cursos e diplomas com participação de Professores do Instituto Federal do Rio de Janeiro na modalidade presencial ou virtual.
  • Desenvolvimento conjunto de eventos culturais, científicos ou tecnológicos;
  • Intercâmbio de alunos em atividades acadêmicas de curta duração, coordenação prévia nas áreas de arte, cultura, projeção de liderança no desenvolvimento econômico e promoção de emprego.

A equipe do IFRJ que compõe este plano de trabalho é formada por Pâmella Santos dos Passos, Evelyn Morgan Monteiro, Stephanie Di Chiara Salgado  e Michelle de Oliveira Abraão. Pela Universidade Nacional de Quilmes, integram a equipe Rodolfo Brardinelli  e Matías Penhos.

Com informações e fotografia da Comunicação da UNQ