V Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura (Semana ETC)

O Campus Niteroi realizou a V Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura (Semana ETC) do IFRJ campus Niterói de 9 a 11 de novembro.  No ano de 2021, em sua 5ª edição, as atividades estiveram alinhadas ao tema norteador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): A transversalidade da ciência e tecnologia e inovações para o planeta.

De acordo com os organizadores, o objetivo da Semana ETC é difundir conhecimentos baseados no tripé de formação do campus: pesquisa, ensino e extensão e fazer com que esse conhecimento chegue a todos, de forma acessível e gratuita. Por ser um evento extensivo, ele é aberto tanto para o público interno quanto para o público externo. A semana ETC quer mostrar quais são os impactos que o campus possui na vida dos alunos, servidores, professores e na cidade de Niterói, isso, através dos seminários de ensino, pesquisa e extensão, e de atividades livres, como: rodas de conversa, palestras, oficinas, conferências, sarau e festival de música, que estimulam a curiosidade científica e cultural e o pensamento crítico dos participantes.

Os dias do evento foram de debates, reflexões e aprendizados e a programação contou com os seminários de ensino, pesquisa e extensão, palestras, roda de conversa sobre Empreendedorismo na Criação de Dispositivos Eletrônicos no Brasil, apresentação de trabalhos, oficina sobre Radiação Nuclear com a Metodologia POE (Predizer, Observar e Explicar), sarau literário e apresentações artísticas através da 5° edição do IF In Concert, tudo online e gratuito, respeitando o contexto da pandemia de COVID-19 e desfrutando das potencialidades da internet.

O reitor do IFRJ, Rafael Almada falou sobre a relevância Semana: "Eu adorei participar, obrigado pelo carinho, pelo convite e pela disponibilidade sempre. Eu acho que esse evento é uma consolidação do papel do Campus na cidade, o Campus Niterói cada vez mais mostra que vem contribuindo com a formação dos estudantes, contribuindo com a cidade, fazendo ações de pesquisa, ensino e extensão e isso é o mais importante, principalmente nesse momento de pandemia que a gente não pode fazer o 100% das nossas atividades presenciais. Mas a gente consegue manter o diálogo e a construção de perspectiva para cidade de Niterói, então foi um grande prazer poder participar de uma programação tão intensa e de qualidade que eu acho que essa é a marca da nossa instituição", concluiu.

Contribuição: Kaylane Vasconcelos

ONDE OCORREU O EVENTO –  Através da http://doity.com.br/vsemanaetc e o encerramento através do YouTube (https://youtu.be/Gdf16rpF0Ag)