Vagas para curso FIC de operador de supermercado

O Instituto Federal do Rio de Janeiro divulga o Edital com o processo de seleção simplificado para o 2º semestre do ano letivo de 2023, do curso de Formação Inicial e Continuada – FIC de Operador de Supermercados, do IFRJ, ofertado pelo Campus Pinheiral.

O candidato deverá optar por concorrer a um dos tipos de vagas ofertadas:

Pessoa com Deficiência Intelectual (PcDI)a pessoa que se enquadra na categoria relacionada no Artigo 4º Parágrafo IV do Decreto Federal nº 3.298/99 e suas alterações, e a Súmula 377 do Superior Tribunal de Justiça – STJ; ou

Ampla Concorrência (AC) – Qualquer pessoa que não se enquadra na descrição das vagas reservadas.

O curso tem por objetivo qualificar estudantes na perspectiva de uma formação cidadã para atender às exigências da sociedade que busca profissionais capazes de atuarem no segmento de varejo que mais se desenvolveu nos últimos tempos e, na perspectiva inclusiva, com o intuito de contribuir com a demanda por profissionalização de pessoas com deficiência intelectual, que se encontram à margem dos processos educativos formais e em distorção idade/ano escolar. O profissional egresso do curso de Operador de Supermercados terá condições de atuar em supermercados de grande, médio ou pequeno porte, em mercearias, atacarejo e atacados, e também em lojas isoladas, executando atividades de reposição, organização e exposição estratégica de produtos nos pontos de vendas, além de contribuir na organização do estoque e no empacotamento de mercadorias.

São 25 vagas ofertadas para o curso de Operador de Supermercados, sendo que, deste total, 40% (quarenta por cento) serão providas para candidatos que se declararem Pessoa com Deficiência Intelectual (PcDI) e 60% destinadas à ampla concorrência.

A Inscrição será presencial e dará direito ao candidato a concorrer a 1(uma) vaga no curso FIC, a se iniciar no 2º semestre do ano letivo de 2023 nos dias e horários relacionados na tabela do item 4.1 deste Edital.

Os candidatos interessados deverão se dirigir à Coordenação de Cursos FIC, no prédio da Direção de Pesquisa, Extensão, Pós-graduação e Inovação (DEPPI) do Campus Pinheiral, localizado à Rua José Breves, 550 - Centro, Pinheiral - RJ, CEP 27197-000, no período e horário estabelecido no Anexo I - CRONOGRAMA deste Edital, preferencialmente com o formulário de inscrição devidamente preenchido e assinado (Anexo II). Na impossibilidade de obter o formulário para preenchimento, ele será disponibilizado aos candidatos no local da inscrição.

Sorteio público:

O processo seletivo consistirá em Sorteio Público Eletrônico, que será realizado na data estabelecida no Anexo I - CRONOGRAMA. A divulgação dos horários e dos links do Sorteio Público Eletrônico serão disponibilizados junto da Confirmação Final de Inscrição, no período definido no Anexo I – CRONOGRAMA