Vagas para cursos de Educação de Jovens e Adultos(EJA)

O IFRJ divulga o edital referentes ao processo seletivo para preenchimento de vagas para o segundo semestre do ano letivo de 2022, relativas aos cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à Educação Profissional.

O presente processo seletivo tem como objetivo atender à política pública de educação de jovens e adultos que contempla os excluídos do sistema educacional ou aqueles que a ele não tiveram acesso nas faixas etárias denominadas regulares.

Com base na política pública vigente, o presente processo seletivo está aberto a jovens e adultos que tenham concluído o Ensino Fundamental, tal qual preconiza o item 3.5.1 b deste edital, desejem cursar o ensino médio integrado a uma formação profissional e tenham na data da matrícula a idade mínima de 18 (dezoito) anos completos.

A classificação dos candidatos se dará por meio de 2 (dois) sistemas de vagas: o de Ampla Concorrência (grupo 9) e o Sistema de Reserva de Vagas (grupos 1 a 8) para Escolas Públicas.

O candidato deverá optar por concorrer pela Ampla Concorrência (grupo 9) ou pelo Sistema de Reserva de Vagas (grupos 1 a 8) para Escolas Públicas. O Fluxograma abaixo apresenta a caracterização de cada grupo de vagas. O candidato deve verificar qual grupo deseja optar no ato da inscrição.

INSCRIÇÕES

A inscrição será realizada, no período definido no ANEXO I - CRONOGRAMA, por meio do preenchimento do Formulário Online de Inscrição disponibilizado no site do IFRJ, https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-tecnico/processo-seletivo-educacao-jovens-e-adultos-eja.

Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

Preencher de forma correta e completa todos os campos do Formulário de Inscrição, disponibilizado no site do IFRJ.

Após o preenchimento do Formulário de Inscrição, clicar na opção SALVAR FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO EM PDF para emitir o Formulário de Inscrição, que deverá ser guardado em sua posse até o final do processo seletivo para fins de comprovação. Depois, clique em: ENVIAR O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO.

O envio do Formulário de Inscrição somente poderá ocorrer após todos os procedimentos anteriores.

O candidato apto a concorrer às vagas destinadas à Ampla Concorrência deverá, ao efetuar a sua inscrição, optar pelo Grupo 9.

O candidato apto a concorrer às vagas reservadas para o Sistema de Reserva de Vagas (grupos 1 a 8) para Escolas Públicas deverá efetuar a sua inscrição, optar por um dos grupos constantes no fluxograma do Sistema de Reserva de Vagas e descritos no ANEXO II - SISTEMA DE RESERVA DE VAGAS PARA ESTUDANTE DE ESCOLA PÚBLICA.