Logo IFRJ

VI Semana do Meio Ambiente

O IFRJ vai realizar nos dias 22 e 23 de setembro a VI Semana do Meio Ambiente, no auditório do Campus Rio de Janeiro. A solenidade de abertura será realizada no sai 22 a partir das 13h30min.

O evento terá como tema principal os 30 anos da ECO-92: passado, presente e futuro.  

Segundo os organizadores, a Semana procura fomentar a capacidade crítica da comunidade em prol do meio ambiente, promovendo a divulgação científica de trabalhos desenvolvidos na área, debates em torno de assuntos atuais e relevantes da área ambiental, além da capacitação de pessoal em temas específicos pela participação em minicursos e oficinas. Especialmente neste ano o objetivo é o de proporcionar à comunidade a oportunidade de relembrar e discutir os 30 Anos da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, ECO-92, assim como os 50 anos da conferência de Estocolmo, que entrou para a história como o evento no qual se postulou o conceito de Desenvolvimento Sustentável tal e qual conhecemos hoje.

Todos os eventos da Semana foram elaborados com o mesmo cuidado, a fim de proporcionar a melhor experiência possível aos participantes. O principal destaque, de acordo com a comissão de organização, pode ser dado ao protagonismo dos discentes dos cursos técnico em Meio Ambiente e CST em Gestão Ambiental do Campus Rio de Janeiro, os quais foram os principais responsáveis pela elaboração do evento.

 Programação

quinta-feira

.13h30-14h: Solenidade de Abertura
• 14h-15h20: Palestra de Abertura
"Apocalipse Ambiental Now - O Caso do Rio de Janeiro", com Mário Moscatelli (Biólogo e Ambientalista). Mediador: Guilherme Cruz de Mendonça (docente IFRJ).
• 15h40-17h40: Mesa Redonda. "A presença do IFRJ nos 30 anos da ECO-92", com Pâmela Passos (Docente IFRJ), Rosália Lemos (Docente IFRJ, Campus Nilópolis) e Sheila Albert (DEPI e Docente IFRJ).
Mediador: Oswald Cezar Viana (docente IFRJ).
• 18h40-20h40: Minicurso Presencial
"Relatórios de Sustentabilidade – Padrão

sexta-feira

• 10h-12h: Minicurso on-line
"Aproveitamento Integral de Alimentos", com Anne Glayce Cristine (Discente do curso de especialização em Gestão da Segurança de Alimentos e Qualidade Nutricional - IFRJ).
• 13h30-15h30: Mesa Redonda
"Do Videogame ao Megafone - Atuação da Juventude Após a ECO-92", com Kaylane Machado (Ativista pela mobilidade urbana), Mateus Dacri (Movimento Jovens pelo Clima) e Gabriele Pinheiro (MUDES). Mediador: Victor Borges (discente do técnico em Meio Ambiente).
• 15h40-17h40: Relembrando Nossa História
Mostra de trabalho discentes - espaço de dviulgação e compartlhamento de experiências de Pesquisa e Extensão da área de Meio Ambiente – IFRJ

 

 

 

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS