Logo IFRJ

VII Jornada de educação e relações étnico-raciais do MAR

A Jornada de Educação e Relações Étnico-Raciais do Museu de Arte do Rio de 2019 tem a parceria inédita da Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Ensino de Histórias e Culturas Africanas e Afro-Brasileira Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus São Gonçalo. O evento ocorre nas duas instituições, de 26 a 30 de novembro, com o propósito de aprofundar intercâmbios entre estudantes e pesquisadores.    

Desde a sua primeira edição a Jornada de Educação e Relações Étnico-Raciais do Museu de Arte do Rio tem sido um espaço de compartilhamento de experiências entre profissionais e estudantes comprometidos com práticas artísticas e educativas que visam colaborar com a constituição de uma sociedade democrática e anti racista no Brasil.

Integrante do Programa de Formação e Extensão Universitária da Escola do Olhar, a Jornada de Educação e Relações Étnico-Raciais chega a sua sétima edição com a consolidação de seu novo formato, redesenhado em 2018, que reúne cursos e laboratórios, além das mesas de comunicações que já aconteciam desde a primeira edição. Tais atividades, de modo geral, apostam na interface entre arte contemporânea e educação, na articulação entre escola e museu como instrumento fundamental para a construção de processos educacionais experimentais, em especial, aqueles voltados para o aprofundamento das discussões sobre as relações étnico-Raciais que estruturam a nossa sociedade, bem como do ensino da história das culturas afro-brasileira, africana e indígena.

De acordo com os organizadores, sendo o Brasil um país diverso na sua estrutura, marcado ainda por profundas questões sociais e desigualdade, a realização regular da Jornada do MAR, fortalecida nesta edição pela parceria com o IFRJ, constitui um espaço fundamental de protagonismo e visibilidade das narrativas silenciadas historicamente e nos ajuda a avançar como sociedade no sentido da democracia cultural. 

 

Confira AQUI todas as informações

 

 

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS