VII Semana Intermunicipal de Astronomia do Vale do Café – VII SIMAVALE

O Campus Engenheiro Paulo de Frontin realizou no dia 26 de maio a VII Semana Intermunicipal de Astronomia do Vale do Café – VII SIMAVALE. O evento, organizado e coordenado professores Ricardo Kneipp, Lindinei Rocha Silva, Sandra Leite e Kesia Huais, é uma realização conjunta das Prefeituras dos Municípios afiliados à Feira Intermunicipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento do Vale do Café (FIMUCTI) e dos Observatório Nacional, Museu de Astronomia e Ciências Afins/ Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

A mesa de abertura foi composta pela Dra. Josina Nascimento; pelo Dr. Eugênio Reis Neto e pelo egresso do IFRJ Paracambi, atual Secretário de Turismo de Eng. Paulo de Frontin, Rodrigo Gonçalves, além dos coordenadores e gestores do campus.

O evento anual desenvolve atividades de popularização e divulgação da astronomia, com o objetivo de estimular o interesse científico nas escolas de Ensino Básico e a participação dos alunos em Olimpíadas de conhecimento. Além disso, proporciona formação continuada para professores atuantes nas redes de ensino municipal, estadual e particular do Vale do Café, de modo a contribuir para o desenvolvimento da Região, fortalecendo o Corredor Científico Cultural do Vale do Café.

Segundo Kneipp, o sucesso da SIMAVALE também está relacionado ao fato da Semana ter se tornado híbrida para atender aos pedidos de participantes de outros municípios e estados do país. “Tudo isso é fruto da parceria entre IFRJ Campus Engenheiro Paulo de Frontin, Prefeitura de Miguel Pereira, Caravana Vale do Saber, SEEDUC, OBA Planetário Itinerante, Museu da Astronomia, Observatório Nacional e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação”.

Consulte a Programação na página do Facebook da FIMUCTI, Acesse o Canal do Youtube do Caravana Vale do Saber na terça e quarta às 18h30min para as lives com pesquisadores do ON.