VIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão

O Campus Volta Redonda realizou, de 6 a 11 de novembro, a VIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. O evento híbrido (online e presencial) foi composto pela XIII Sematec Sul, XIV Jornada Científica, XII Seminário de Metrologia, e III Encontro da Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática.

De acordo com os organizadores, a iniciativa busca atender a missão institucional de se consolidar como referência em educação profissional, científica e tecnológica, integrando as ações de ensino, pesquisa e extensão, com ênfase na disseminação da cultura inovadora e em consonância com as demandas da sociedade.

A programação teve como objetivo a divulgação do conhecimento científico e a integração voltadas para docentes, alunos, profissionais técnicos, além da comunidade externa, realizando atividades culturais, palestras, oficinas minicursos, e rodas de conversa.

A XIV Jornada Científica do IFRJ campus Volta Redonda acontece anualmente com caráter de divulgação científica e tecnológica, que favorece o diálogo entre esta e outras instituições de ensino e pesquisa da região Sul Fluminense.

O tema da XIII SEMATEC SUL deste ano “Educação, ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável”, teve por objetivo incentivar o desenvolvimento da atividade científica nos campos do ensino, da pesquisa, da tecnologia e da extensão, possibilitando o intercâmbio entre a escola e a comunidade, especialmente instituições de pesquisa, ensino e mundo produtivo.